gsdvdsvd

775 palavras 4 páginas
A Crise de 1929

Em 1929 ocorre o que seria posteriormente conhecida no mundo todo como a maior crise financeira do mundo até a atualidade, também designada como a Grande Depressão.
No início do século XX, é vivenciado nos Estados Unidos um momento de pleno crescimento e desenvolvimento econômico, pelo motivo de serem os maiores exportadores de alimentos, produtos industrializados e também empréstimos financeiros, para os países europeus que estavam em plena Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Evidentemente desse modo, logo os Estados Unidos acaba por tornar-se a principal potência econômica do mundo.
Após viver seus anos de glória, os Estados Unidos enfrentam um evento drástico para a história americana. Com o consumismo interno em alta e as produções industriais e agrícolas estando em seu ápice, as demandas por parte dos países europeus decaem, fazendo com que haja uma superprodução por parte dos americanos, gerando um colapso financeiro, onde as indústrias e os agricultores ficam aglomerados de produtos em estoque, gerando queda nos valores, porém não conseguem ainda assim vende-los, forçando as empresas a demitir de milhares de trabalhadores a fim de diminuir seus déficits, gerando a miséria desses.
A primeira impressão mantida pelo governo de Herbert Hoover foi a ilusória postura diante a população que tudo andava bem, para possivelmente criar novas oportunidades de negócio, acreditando que a economia do país iria se recuperar sem a intervenção de seu governo, Hoover rejeitou inúmeras leis vindas do congresso, pois achava que daria muito controle ao governo em relação ao mercado. Diferentemente dessa postura o então posterior presidente Franklin Roosevelt, acreditava sim, que o governo era o maior responsável pela reversão da crise econômica local, e por sua vez adotou inúmeras medidas para tal, como ajudar as famílias que estavam em estado de calamidade e desempregadas, formando parcerias entre governo e empresas, para que uma nova crise dessas não

Relacionados