gsdfsdfsd

978 palavras 4 páginas
Atualmente vimos uma grande variedade de obras realizadas ao mesmo tempo, estas de certa forma são cada vez mais vistas em grandes proporções, necessitando de cuidados especiais na hora de sua implantação pode conta dos aterros, escavações, e cortes. Assim sendo temos alguns tipos de sistemas de contenção mais utilizados para determinadas situações como os gabiões, parede-diafragma, parede atirantada, solo armado, geogrelhas e geosinteticos.
GABIÕES
São estruturas armadas em gaiolas de aço, flexíveis, drenantes, de grande durabilidade e resistência, com um formato de caixa retangular, preenchidas om pedras com peso entre 2 kg e 5kg. Esta é uma das técnicas mais utilizadas por ser de fácil execução e de baixo custo. Estes podem ser utilizados em estabilização de taludes, encostas, proteção das margens e curso da água.

Vantagens
- Efeito protector imediato
- Capacidade drenante
- Reduzida manutenção
- Elevada durabilidade
- Económico
- Permeabilidade

Desvantagens
- Estética
- Manutenção
- Inspeção após Desastres Naturais

Parede Diafragma

A parede diafragma é um elemento de contenção e/ou fundação implantado no solo, formado por painéis de concreto, geralmente armado, formando um muro de concreto armado vertical, geralmente ocorrendo no subsolo, tendo profundidade e espessura variável. Pode ser utilizada como elemento de fundação, absorvendo cargas normais, e pode ser executada em presença ou não de lençol freático.
A parede poderá ter função estática ou de interceptação hidráulica, podendo ser constituída de concreto simples ou armado. Utilizada inicialmente na construção de barragens para interceptação de fluxos de infiltração, passou a ser aplicada na solução de grande número de problemas.

Vantagens:
- Pode ser executada em locais com pouca área livre
- Facilidade em adaptar-se à geometria do projeto; - Quase total ausência de vibração; - Alcançar profundidades abaixo do nível da água; - Servir como contenção de

Relacionados