gsdfdfsfsdfd

3085 palavras 13 páginas
“Teorias da aprendizagem“ – (Makeliny Oliveira Gomes Nogueira, Daniela Leal).
Estagio Sensório-motor: “Por integração nos hábitos e percepções organizados, constituindo o ponto de partida de novas condutas, adquiridas com ajuda da experiência” (Piaget, 2004, p. 18).
Segundo Piaget é nesse estagio que a criança desenvolve suas noções de espaço e movimentação. (2004, p. 21).
No inicio desse período o bebe traz tudo para si, pega e manipula tudo o que vê, ou seja, tudo que ele encontrar, ele tenta trazer tudo próximo ao seu corpo, para explora-los ou, quase sempre leva-los a boca.
Estagio Pré-operatório: Nesse estagio a mudança é grande, de conduta intelectual e afetiva, e começa os diferentes tipos de linguagem, tanto como: Simbólicas, Imagens e Palavras.
Pensamento egocêntrico: A criança pré-operatória “tem uma visão da realidade que parte de seu próprio eu, dessa forma, atribui às pessoas e ao mundo um sentido próprio de seus pensamentos e sentimentos” (Rapapport et AL, 1981, p. 68)
Estagio Operacional Concreto: Esse período das operações concretas marca uma etapa decisiva de avanços mentais para a criança, pois se inicia uma fase ininterrupta de novas construções. Surgem novas formas de organização da vida psíquica, cognitiva e afetiva, das relações individuais e das inter-relações. A criança passa a ser capaz de estabelecer relações entre as transformações dos estados e das coisas, de modo que as ações podem ser executadas mentalmente em um determinado momento, independentemente da manipulação dos objetos.
Estagio Operacional Formal: Piaget diz que “As reflexões precedentes poderiam levar a crer que o desenvolvimento mental termina por volta de doze anos, e que a adolescência é simplesmente uma crise passageira, devido a puberdade, que separa a infância da idade adulta. Evidentemente, a maturação de instinto sexual é marcada por desequilíbrios momentâneos, que dão um colorido efetivo muito característico a todo este último período da evolução psíquica”.

Relacionados