Grupos e equipes de trabalho resumo

Páginas: 12 (2828 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
1.Introdução
O presente Trabalho visa na colecta de informações relacionadas ao funcionamento de grupos e equipes de trabalho, assim como às peculiaridades que caracterizam o comportamento dos seus membros. Mais do que um roteiro de como trabalhar com grupos e equipes deseja-se favorecer a sua reflexão a respeito da complexidade do comportamento humano, quando inserido numa coletividade que,neste caso, desempenha as suas atividades num cenário maior chamado “organização”. Focalizamos tambem elementos que participam do direcionamento de comportamentos das pessoas inseridas em grupos ou equipes, assim como comportamentos e desempenhos coletivos quando eles ocorrem nas organizações. O desempenho das equipes de trabalho, como dos elementos que favorecem a sua efetividade e aspectos queestabelecem a diferenca entre grupos e equipes de trabalho.
1.1 Objectivos:
O Objectivo geral deste trabalho e mostrar e identificar as principais diferenças entre os grupos e equipes de trabalho vantagens e desvantagens que cada uma confere.
E os objetivos específicos são:
Compreender os factores que influenciam os grupos
Compreender o factor que influencia as equipes
E analisar entre osgrupos e as equipas qual é o mais favorável.
1.2 Metodologia:
A elaboração desse trabalho basea-se em geral na pesquisa bibliográfica e documental de obras já elaboradas.
Grupos
2. Definição e características dos grupos
Embora todos conheçamos grupos e pertençamos a vários deles, é mais fácil descrever um grupo que defini-lo. Uma definição que tem-se mostrado adequada é a de que umgrupo é um conjunto formado por duas ou mais pessoas que para atingir determinados objetivos necessita algum tipo de interação, durante um intervalo de tempo relativamente longo, sem o qual seria mais difícil ou impossível obter o êxito desejado. Ou dito de outro modo, um conjunto de pessoas se caracterizará mais fortemente como grupo segundo as seguintes condições:
a) Quanto menor for o númerode seus membros;
b) Quanto maior for a interação entre os seus membros;
c) Quanto maior for a sua história e
d) Quanto mais perspetivo de futuro partilhado seja percebido pelos seus membros.
Características dos Grupos
Desse modo, os grupos possuem determinadas características como serem pequenos, ou seja, as pessoas se conhecem entre si, existe uma relação face a face; compartilhamobjetivos e aceitam as normas construídas pelo próprio grupo. Em relação às normas construídas pelo próprio grupo, cabe se remeter a alguns estudos sobre construção de normas sociais. Geralmente pouca conta nos damos de que partilhamos normas e ao mesmo tempo estamos contribuindo para a sua construção através dos diversos encontros que temos com nossos companheiros, familiares, cônjuges, enfim, com quemnos relacionamos socialmente.
2.2. Interação grupo x comportamento
Ate que medida um comportamento representa a individualidade de alguém ou reflete as características do seu grupo?
São as duas coisas. Somos fruto de nossa personalidade, porém somos ao mesmo tempo resultado da interação dessa personalidade com os grupos a que pertencemos, aos quais valoramos. Todos queremos aparecer bem anteos demais. A questão é que não a todos os demais e sim àqueles que elegemos como mais importantes para nós. Em outras palavras, nosso comportamento é também fruto da interação com os outros, até quando estes não estão fisicamente presentes. É aí que muitas vezes esbarra a capacidade de algumas pessoas: pais, professores ou gerentes, para administrar o comportamento dos demais. Pensa-se que ocomportamento é só o indivíduo, mas não, é resultante do indivíduo e suas circunstâncias, seus grupos de referência. E mudar o indivíduo sem entender o grupo ao qual pertence é muito mais complicado. Mais fácil resulta mudar o grupo, e como consequência o indivíduo, do que o contrário. Para administrar pessoas, devemos compreender que o grupo é maior do que os indivíduos, embora por eles seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Transforma O Do Grupo Em Equipe
  • Transformando grupos em equipes de trabalho
  • Grupos e equipes de trabalho
  • Diferenças entre grupos e equipes de trabalho
  • Grupos e equipes de trabalho nas organizações
  • A importância do trabalho em grupo e o que é equipe
  • Grupos e equipes de trabalho
  • Grupos e equipes de trabalho nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!