Grupos siociais e suas caractéristicas

Páginas: 14 (3357 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
OS GRUPOS SOCIAIS, OS AGRUPAMENTOS SOCIAIS, CARACTERÍSTICAS DA MULTIDÃO, OPINIÃO PUBLICA, DIFERENÇA ENTRE PUBLICO E MASSA, MECANISMOS DE SUSTENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS.

Os grupos sociais
Grupo social é uma forma básica de associação entre seres humanos que estão mutuamente em interação. Pode definir-se grupo social como uma comunidade humana, real e concreta,mas parcial, que se manifesta porter os seus padrões de conduta, a existência duma atividade conjunta, por se localizar num determinado tempo e espaço, por utilizar formas determinadas de comunicação e organização. Caracteriza-se pela existência dum conjunto de indivíduos, uma coletividade identificável, estruturada, contínua, de pessoas sociais que desempenham papéis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valoressociais, para a consecução de objetivos comuns e baseia o seu comportamento em atitudes coletivas, contínuas e ativas, com objetivos, ações e comportamentos comuns. Além do conjunto das relações que se estabelecem entre os vários elementos que integram, o grupo social exerce uma ou mais funções bem definidas.

Segundo Oliveira (2001) grupo é toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pelainteração. Devido à interação social, os grupos mantêm uma organização e são capazes de ações conjuntas para alcançar objetivos comuns a todos os seus membros.
Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitemdireitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.
É importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem nossa sala, aclasse por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo. Da mesma forma, podemos pensar isso para nossas famílias, o que corrobora o fato de que o grupo é uma realidade intermental, ou seja, mesmo que os indivíduos estejam longe, permanece o sentimento de pertença dentro da consciência de cada um.
Principais grupos sociais:
* Grupo familiar – família;
* Grupo vicinal – vizinhança;* Grupo educativo – escola;
* Grupo religioso – igreja;
* Grupo de lazer – clube;
* Grupo profissional – empresa;
* Grupo político – Estado, partidos políticos;

Há também o Grupo informal que é aquele que fazemos parte sem uma regra ou norma. Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias queindependem de nossa vontade. Assim, entramos e saímos de vários grupos sociais, os quais certamente são importantes na conformação de nossa educação, de nossos valores e visões de mundo.
Podemos ter grupos sociais como os de participação e de não participação, isto é, aqueles que temos vínculo ou não. A pertença ou não a determinado grupo será fundamental para determinar nosso comportamento emrelação aos outros (tomados como pares ou como diferentes), embora saibamos que se por um lado temos o direito de nos identificar ou não com algum grupo, por outro devemos fugir do preconceito e discriminação (em todos os aspectos possíveis) dos que estão em outros grupos. Além desses, podemos ter outros grupos como os de referência (positiva ou negativa), normativos e comparativos, todos servindode norte ou parâmetro para nossas relações sociais. Nossos grupos de referência positiva na maioria das vezes são os grupos dos quais participamos. No entanto, podemos ter indivíduos que buscam aceitação em grupos que não pertencem, como adolescentes que têm amizades com jovens de mais idade e passam a imitar o comportamento em um período de crise de identidade e questionamentos tão comuns à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracteristicas de um grupo
  • Características da Decisões de grupos
  • Principais grupos dos Anelideos e suas características
  • CONCEITOS E CARACTERISTICAS DOS GRUPOS DE ALIMENTOS
  • Reações Características de Cátions do Grupo III
  • Répteis : Características e 3 Grupos de répteis
  • 1- Quais as características seu grupo acha primordiais para se praticar a OBM ?
  • grupos no seculo atual com características totalitária/fascista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!