Grupos de pressão

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
GRUPOS DE PRESSÃO





Muitas são as confusões que a mídia e as pessoas fazem com os termos: grupos de pressão, grupos de interesse, lobby e outros relacionados e esses. Não se sabe bem aocerto quais papéis eles desempenham. Geralmente eles são relacionados a uma coisa ruim. O objetivo principal desse artigo é esclarecer o que é grupo de pressão, como ele atua e quais as suas intenções. Não somente isso, mas diferenciar grupos de pressão de grupos de interesse e lobby. Esses três termos são confundidos diariamente. Pretende-se comparar a atuação do grupo de pressão com a dospartidos políticos, mostrando suas semelhanças e suas diferenças. E outra questão a ser abordada é a influência que esse grupo tem sobre as eleições e sobre os poderes: legislativo, executivo e judiciário.

Palavras-chave

Grupos de pressão, influência, lobby, interesses, pressão.

Introdução

O século XX conhece sociedades, grupos, classes e partidos como elementos essenciais da vidapolítica em substituição aos antigos mitos do cidadão soberano e da vontade geral tão habituais na abstrata teoria do Estado, que chegou a sociedade como herança do liberalismo. São mitos que só sobrevivem na linguagem jurídica das constituições e dos publicistas e de modo nenhum encontram confirmação nos fatos.
(BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2006. p.460)
Ademocracia social não exprime a vontade do homem que tem experiências isoladamente, mas refere-se sempre a uma agregação humana que se vinculou por ter os mesmos interesses. Esses interesses, parcialmente coletivos e em busca de representação, dispõe na democracia pluralista do Ocidente de dois canais para chegarem ao Estado: os partidos políticos e os grupos de pressão. (BONAVIDES, Paulo. Ciênciapolítica. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2006. p.460)
São muitos os conceitos que se têm sobre grupos de pressão. Em Pittsburg nos Estados Unidos foi promovida uma convenção pela Associação Internacional de Ciência Política onde se procurou, sem resultado definitivo, chegar a uma solução doutrinária sobre o que seriam grupos de pressão. Participaram nessa ocasião todos os estudiosos do assunto. (PASQUINO,Gianfranco et al. Curso de introdução á ciência política: grupos de pressão e mudança política e social. Brasília: Universidade de Brasília.)
A verdade é que existem numerosos grupos e organizações destinados a reunir indivíduos de interesses comuns (econômicos, religiosos, cívicos, culturais), e que atuam sobre os organismos do Estado e sobre partidos políticos, influindo, por vezesdecisivamente, sobre as decisões desse poderes ou desses órgãos. (PASQUINO, Gianfranco et al. Curso de introdução á ciência política: grupos de pressão e mudança política e social. Brasília: Universidade de Brasília).
Esses grupos são cada vez mais numerosos e os interesses por eles defendidos são os mais variados. Nem sempre correspondem ao que se poderia chamar de interesse público; frequentemente sãointeresses que seriam classificados de ilegítimos, mas a verdade é que representam hoje, no mecanismo social papel preponderante. (PASQUINO, Gianfranco et al. Curso de introdução á ciência política: grupos de pressão e mudança política e social. Brasília: Universidade de Brasília).

Conceito de grupos de pressão

Entende-se, geralmente, como grupo de pressão aqueles grupos organizados para adefesa de interesses próprios, interesses de diversas naturezas, e que atuam sobre os órgãos responsáveis do Estado para obter benefícios. Esta é a definição mais geral desse tipo de organização, entretanto busca-se uma conceituação tecnicamente mais precisa. (CAVALCANTI, Themístocles Brandão. Introdução a ciência política. 2. ed., rev. e aum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas).
A expressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupos de Pressão
  • Grupos de Pressão
  • GRUPOS DE PRESSÃO
  • grupos de pressao
  • Pressão de grupo
  • Teoria dos Grupos e Grupos de Pressão
  • TGE Grupos de pressão
  • Grupos de interesse, pressão e loby

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!