Grupos de Pressão

Páginas: 9 (2092 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
 GRUPOS DE PRESSÃO
Os grupos de pressão surgiram como resposta à deficiência da representação territorial, para defender os novos interesses derivados da moderna sociedade urbano-industrial. Ultimamente, qualquerorganização ou movimento que se proponha a influenciar as decisões de governo, executivas ou legislativas, costuma ser denominado como um grupo de pressão. O julgamento de valor sobre eles depende do grau de popularidade da causa que defendem – e não da sua função no sistema de poder. Se a motivação é popular são considerados legítimos. Se forem impopulares são vistos de maneira negativa.Contrariamente aos partidos políticos, os grupos de pressão não se propõem a conquistar o poder formal. Os Sindicatos de operários são um dos mais importantes grupos de pressão.
Em termos de ciência política trata-se de uma estrutura de articulação de interesses, em contrapartida, os partidos políticos são estruturas de agregação de interesse. Grupos de Pressão são, portanto, porções sociais organizadas,que reúnem indivíduos que possuem interessem em comum e que desenvolvem ações para influenciar as ações no governo. Um exemplo disso são os Índios no Congresso, que compartilham interesses e agem para inspirar decisões de governo favoráveis.
Com a Segunda Revolução Industrial, a auto-suficiência econômica, característica do localismo da sociedade tradicional, é substituída por uma complexa tramade relações interdependentes, na qual cada funcionário desempenhava apenas uma função. Logo, não saberia fazer o determinado produto por conta própria.  Essa multiplicação de segmentos sociais não mais pode ser representada pelas antigas formas de representação geográfica de interesses, cuja base passa a ser funcional, especializada e profissional, perdendo sua referência territorial e exigindooutra forma de representação. É exatamente para preencher esse vazio que os grupos de interesse e pressão foram criados.
Os segmentos sociais têm interesses conflitantes. Assim, a força de sindicatos operários num setor da indústria leva à criação de sindicatos patronais da mesma área; a organização de um movimento contra o fumo, leva a indústria fumageira a se organizar para defender seusinteresses; as empresas que oferecem planos de saúde podem estimular os médicos a formar seus grupos. E assim sucessivamente. Cada profissão, cada setor industrial, cada classe estruturada para um determinado objetivo pode ser mobilizado a fim de unir forças e influenciar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Há três técnicas básicas de atuação dos grupos de pressão:
Manipulação da opiniãopública
Persuasão de legisladores
Relações com os administradores públicos

Manipulação da opinião pública
Conquistar um posicionamento da população favorável aos interesses de um grupo de pressão constitui uma vitória maiúscula. Se a opinião pública – que por sua natureza é geral – abraça uma causa que é setorial, ela adquire legitimidade e pode ser apresentada como de interesse amplo.Entretanto, essa não é uma tarefa fácil ou barata: depende de campanhas publicitárias e intensa atividade de relações públicas.
Às vezes a mídia comercializa espaços e produz reportagens favoráveis a um ou outro setor
As ações sobre a opinião pública podem ser de curto prazo (mobilização para apoio ou rejeição de uma medida que está por ser adotada) ou de longo prazo (construção de uma imagem positivapara determinada organização, identificando-a com importantes valores da sociedade). Normalmente, são as empresas as que mais investem nesse tipo de ação. Em primeiro lugar, porque dispõem de mais recursos. E em segundo, porque precisam reverter ou pelo menos atenuar seus problemas de imagem. Essa iniciativa ganhou o nome de novo lobby em contraste com o velho lobby – caracterizado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupos de pressão
  • Grupos de Pressão
  • GRUPOS DE PRESSÃO
  • grupos de pressao
  • Pressão de grupo
  • Teoria dos Grupos e Grupos de Pressão
  • TGE Grupos de pressão
  • Grupos de interesse, pressão e loby

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!