Grupos de interesse, pressão e loby

Páginas: 10 (2413 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013



Introdução a ciência política



Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Ciências Sociais
Professor: Fábio Andrade
Primeiro período – Tarde
Alunos: Tamires Rodrigues
Ana Carolina Miranda
Yuri Miranda
Rilton Junior





TEORIA DOS GRUPOS DE PRESSÃO
A teoria dos grupos de pressão que se inicia no texto deBobbio, vem trazendo de início a chamada ‘teoria dos grupos’, feita por Arthur Bentley, na sua obra “The process of government” onde ele queria chamar a atenção dos políticos para as atividades informais que estava sendo desenvolvida em diversos grupos da sociedade. Mas tarde esse mesmo assunto é retomado por David Truman em sua obra, “The governmental”.
Um pouco mais a frente ele da o seguinteconceito sobre a teoria dos grupos “ a política é o processo por meio do qual os valores sociais são indicados imperativamente; este é feito por meio de decisões; as decisões são produzidas por atividades; cada atividade não está separada das outras, mas essa massa de atividades tem tendências comum a respeito das decisões; essa massa de atividades são os grupos; assim, a luta entre grupos (ouinteresses) determina o tipo de decisões que deve ser tomadas” ( Pág. 563). Porém, por conter um significado muito vasto, a teoria a cima acabou apresentando falhas, como não especificação entre as relações variáveis, não mostra as relações de causa e efeito, não coloca em correspondência relações formais e fenômenos reais e por fim finalizada pela sua não falsificação. Então se fez uma diferenciação dosgrupos, existem os grupos como sendo uma atividade de massa e os grupos políticos, onde uma massa tende a uma direção política em comum.
Mais a frente Truman sita os ‘grupos potenciais’ que são “atitudes de grupos, interesses largamente difundidos na sociedade, que incidem sobre o processo político mesmo sem estarem organizados formalmente” (Pág. 563). Contudo, esse conceito também não poderiaser aceito tendo em vista a sua não falsificabilidade e por não poder ser considerado efetivo no processo político, tendo em vista que para os processos políticos deveria ser mais ou menos organizados.
Então, diante da falta de um conceito que englobasse, sem ser repetitivo, todo o sentido sobre a teoria de grupos, Bobbio finaliza com a afirmação que “a teoria dos grupos não pode aspirarlegitimidade ao status de teoria geral da política” (pág. 563), mas ainda assim atraiu os olhares para a análise das forças de jogo da atividade política, em particular sobre a ação de grupos semipolíticos que queriam obter decisões favoráveis dos grupos governamentais organizados e institucionalizados.

GRUPOS DE INTERESSE, DE PRESSÃO, LOBBYING E PARTIDOS.
Começaremos por definir as expressões Gruposde interesse, Grupos de pressão e Lobbying. E depois fazer a distinção entre Grupos de pressão e partidos.
Lobbying trata-se de uma atividade, ou melhor, de um processo onde representante de Grupos de interesse, levam ao conhecimento dos legisladores os desejos de seus grupos, é, portanto uma transmissão de mensagens.
Grupo de interesse é a expressão mais difundida das três, e sua definiçãomais explicita se acha em Truman “qualquer grupo que, à base de um ou vários comportamentos de participação, leva adiante certas reivindicações em relação a outros grupos sociais, com o fim de instaurar, manter ou ampliar formas de comportamento que são inerentes às atitudes condivididas”. Esta definição sofre de alguns inconvenientes: ao vários autores que a usam terminam por fazer de cada erva umfeixe, tornando muito genérica a noção de interesse, praticamente cada grupo crescente numa sociedade se torna um grupo de interesse; por outro lado te autores que reduzem todo interesse a um interesse econômico, deixando de lado os interesses culturais, religiosos e outros. Bentley não tinha colocado este problema, pois que, considerava o grupo como uma categoria analítica e não concreta e, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OPINIÃO PÚBLICA, GRUPOS DE PRESSÃO E GRUPOS DE INTERESSE.
  • Grupos de Interesse
  • Grupos de interesse
  • Grupo de pressão
  • Grupos de pressão
  • Grupos de Pressão
  • Grupos de Pressão
  • GRUPOS DE PRESSÃO

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!