GRUPO ORGANIZADO DE NARCOTRAFICANTES (PCC)

706 palavras 3 páginas
GRUPO ORGANIZADO DE NARCOTRAFICANTES Primeiro Comando da Capital (PCC)
É uma facção criminosa a qual sua sede atuante é o Estado de São Paulo, porém está presente em quase todos os estados do Brasil e é considerada a maior organização criminosa do Brasil. Ocorre que está facção que comanda rebeliões, assassinatos, sequestros,assaltos, narcotráfico e outros crimes, também são atuantes em países próximos como Bolívia e Paraguai.
A facção criminosa fatura por ano 120 milhoes atraves do trafico de entorpecentes como sua principal fonte, além de roubos de carga, e roubo a agencias bancárias. Em 1993 surgiu no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté e no Vale do Paraiba, local de detentos de alta periculosidade, e calcula-se que hoje tenha cerca de seis mil integrantes dentro do sistema penitenciário e outros 1,6 mil em liberdade, apenas no estado de São Paulo.
Os números 15.3.3 também são identificações da facção criminosa, conforme a identificação das letras pelo alfabeto português.
Alguns lideres do PCC estão presos, como Marcola, que cumpre sentença de 44 anos,na Penitenciária de Presidente Venceslau, onde está outros ex lideres da facção.
O PCC foi fundado em 31 de agosto de 1993 por oito presidiários, no Anexo da Casa de Custódia de Taubate, até então a prisão mais segura do estado do Estado de São Paulo .Durante uma partida de futebol, quando alguns detentos brigaram e como forma de escapar da punição ,pois várias pessoas haviam morrido, resolveram iniciar um pacto de confiança.
Partido do Crime foi o nome dado para facção criminosa antes de ser conhecida como PCC, tinha como objetivo combater a opressão dentro do sistema prisional paulista" e "vingar a morte dos cento e onze presos", em 1992, no "massacre do Carandiru ", onde a policia militar matou varios presidiarios no pavilhão 9 da extinta casa de detenção do Carandiru .Em fevereiro de 2001, Sombra tornou-se o líder mais expressivo da organização ao coordenar, por telefone

Relacionados