GRUPO DE TERÇA: COMPARTILHANDO A PESQUISA E O CAFÉ

1080 palavras 5 páginas
GRUPO DE TERÇA: COMPARTILHANDO A PESQUISA E O CAFÉ

Livian Lino Netto – livianlino@gmail.com 1
Cristhianny Bento Barreiro – crisbarreiro@terra.com.br 2
Raquel Martins Araújo – kel02@bol.com.br 3

O Começo...
Toda a terça a noite um encontro. Um encontro de dez alunos de um grupo de pesquisa e seis professores. Ou melhor, começaram dez alunos. Logo após, algumas desistências, e tornamo-nos um grupo de oito alunos e cinco professores mais frequentes. Um grupo de treze, ás vezes quatorze.4
Primeiro estava calor, depois veio o outono, o frio e finalmente a primavera de 2009. (SILVEIRA, 2010) Toda a terça, durante duas horas nos reunimos para iniciar e iniciarmo-nos à pesquisa. Cuidávamos de trocar questões interessantes sobre o que é pesquisa, o que é pesquisa quantitativa, o que é pesquisa qualitativa, quais as abordagens de pesquisa utilizadas no campo da educação, entre outras.
De repente, uma questão nos pegava com diferentes concepções... Os alunos, de início, se entreolhavam pensando: - Será que é assim mesmo? – Qual deles respondeu corretamente? Com o tempo, perceberam que a diversidade de pensamentos era o desejado, e que aquilo não iria passar ao longo do ano. Todos aprendemos juntos, aprofundamos, problematizamos, ampliamos as questões estudadas.
Um aprendizado, conviver com a verdade do outro; respeitar o outro, mantendo-o próximo e não o apartando. O funcionamento de estar no grupo foi se modificando. Inicialmente, uma preocupação mais professoral, ter de coordenar o caminho, saber as respostas, portar-se “adequadamente”. Ao longo do ano, um afrouxamento nestas relações, e a postura de compartilhar o aprendizado institui-se.
Seleções de textos, atividades, livros acontecem. Mas o grupo vai direcionando de acordo com interesses e necessidades.

Entre surpresas, questões e escritas...
A surpresa: a escrita não havia cruzado o caminho de muitos. Desafio, buscar o desenvolvimento da escrita neste grupo. Algumas atividades, mais burocráticas:

Relacionados

  • Feltran, gabriel de
    129707 palavras | 519 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas