Grupo de leituras infantis na comunidades de muzema

1111 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar a prática do psicólogo de acordo com a visão de Ives de La Taille, baseado nos conceitos de Moral e Ética, que foi analisado ao longo das eras por vários psicólogos em abordagens diferentes e pensadores icônicos eternizados por suas perspectivas analíticas. Bem como uma experiência de um grupo de estagiários na comunidade carente de Muzema endossou a idéia que um grupo de pessoas engajadas com um projeto modesto, mas ao mesmo tempo audacioso, pode fazer diferença na vida das pessoas.
Ações típicas do psicólogo clínico com abordagem sócio-histórica, somadas a integração da comunidade podem dissipar a idéia pré-estabelecida daquele profissional que está preso ao consultório clínico para abrir espaço de atuação junto à comunidade.

I - Como a ética trabalhada por Ives de La Taille pode ser pensada a partir da experiência grupal com as crianças?
A maior questão abordada por Ives de Taille pode ser resumida em um pergunta que, quando respondida nos leva aos motivos éticos ou morais que motivaram a instauração do programa “Grupo de Leituras Infantis” na comunidade de Muzema.
Para Ives, a ética impõe-se sobre a moral, pelo fato da moral estar intrinsecamente ligada ao fato de ser inata, o sujeito não sendo obrigado a cumprir, mas cumpre por desejar conviver com uma paz intima, o sujeito moral sente-se intimamente obrigado a agir segundo determinadas regras, pois para certos indivíduos tal sentimento de obrigatoriedade corresponde a um fator psicológico. Para Ives moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Logo, a moral pertence à dimensão da obrigatoriedade, da restrição de liberdade, e a pergunta que a resume é: “Como devo agir?”. Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de viver uma vida significativa, uma “boa vida”. Assim definida, a pergunta que a resume é: “Que vida quero viver?”. É importante

Relacionados

  • Psicologia comunitária - dados básicos
    3598 palavras | 15 páginas