Grupo 2 Elementos De M Quina

Páginas: 18 (4473 palavras) Publicado: 30 de junho de 2015

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CARLOS HENRIQUE CLEN
EDUARDO BONELLI REIS
JARDEL MATOSO
JEAN CARLOS GEREMIAS
PATRICK KEMPFER
THIAGO SCHLEI MENEGAZZI
VINICÍUS SAMUEL FISCHER
WILLIAN MATHEUS GRUK DE MIRANDA






ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Trabalho apresentado para a avaliação da Disciplina de Elementos de Máquinas.
Curso de Aprendizagem Industrial Programa Mecânica Geral.Professor: Cristian Diego Hammermeister






Indaial – SC
2015

SUMÁRIO
CAPA 1
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
MOLAS HELICOIDAIS 4
MOLAS PLANAS 6
MANCAIS 9
Mancais Deslizantes 11
LUBRIFICAÇÃO PARA MANCAIS 13
BUCHAS 14
Anexos de Buchas 16
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 17
VEDAÇÃO 21
GUIAS 25
CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS 30




















INTRODUÇÃO

­­O presente trabalho tem como objetivo expor um pouco sobre osseguintes elementos de máquinas: molas helicoidais, molas planas, mancais, buchas, sistema de lubrificação, vedação e guias.
As molas helicoidais é o principal elemento elástico da suspensão, já as molas planas são obtidas a partir de tiras ou fios de aço-carbono ou aço-liga no estado recozido, mola simples, mola prato, feixe de molas e mola espiral, fazem parte de molas planas.
Mancais são aquelesque comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apoia, falaremos sobre sua aplicação, quando se utilizar, entre outros. Falaremos também sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar mancais deslizantes, e sobre o atrito.
Já sobre as buchas falaremos sobre os métodos de fabricação, suas aplicações, os tipos de esforços, os tipos de buchas, que são: de fricção radial, de fricção axial e buchaguia.
É a lubrificação que assegura a redução de atrito das partes moveis e garante um bom funcionamento das máquinas por longo período de tempo. Lubrificante mais comuns são óleo ou graxa, falaremos sobre os principais métodos de lubrificação, cujo dois exemplos são: lubrificação por imersão e lubrificação automática.
A vedação é um processo onde os fluídos, gases entre outros são bloqueados nasua passagem pelos tubos que devem ser levados em conta: a temperatura, o acabamento da peça, a pressão e o estado físico. Existem lubrificação de baixa, média e alta pressão.
A guia é um elemento de máquina que mantém, com certo rigor, a trajetória de determinadas peças. Ensinaremos a como identificar uma guia, falando os tipos de guias existentes, por exemplo, guia cilíndrica, prisma, entreoutros. As guias classificam-se em dois grupos: guias de deslizamento e de rolamento.








MOLAS HELICOIDAIS

A mola helicoidal é o principal elemento elástico da suspensão e, a partir do momento da sua instalação, já está em trabalho, permanecendo acionada pelo peso da carroceria do veículo mais as cargas que ele estiver carregando.

Como funciona?
Com o veículo em movimento, as oscilações dapista são absorvidas pela mola. Sendo assim, uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura.

Materiais e fabricação de molas
As molas geralmente são feitas de aço temperado, para molas helicoidais, tais como molas de compressão, um fio longo é usado e alimenta um enrolador automático. O estoque de fio pode ser enrolado em um torno mecânico para se fazer uma quantidademenor de molas.

Tipos de Molas
Mola de compressão: É um dos tipos mais comuns de mola, é encontrada em canetas ou em motores de veículos, é normalmente usada, pois comprime quando carregada com o peso, e se descompacta quando a carga é removida.
Exemplo de Compressão:


Mola de extensão: É aplicada em ambas as extremidades. Por exemplo, uma porta com dobradiça pode empregar uma mola de extensãopara forçar a porta a ficar fechada quando não se quer que ela seja mantida aberta.
Exemplo de Extensão:












Mola de torção: também é presa em duas extremidades, mas ela trabalha em um ângulo de 90 graus. Quando leva uma carga, a mola de torção gira sobre seu eixo. Um bom exemplo de uma mola de torção é uma ratoeira.
Exemplo de Torção:










Quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupo 4 Elementos De M Quina
  • Elementos de M quina
  • ELEMENTOS DE M QUINAS I
  • Elementos de M quinas 05
  • ATPS Elementos de M quinas
  • Trabalho Elementos De M Quinas
  • Exercicios Elemento De M Quinas
  • Trabalho Elemento De M Quina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!