Gruning - A função das Relações Públicas e sua contribuição para a efetividade organizacional

1284 palavras 6 páginas
James E. Grunig, em “A função das Relações Públicas e sua contribuição para a efetividade organizacional”, define, de forma objetiva, as Relações Públicas. Gostei da forma como autor se expressa e concordo em maior parte com o seu texto.
Grunig cita cinco tendências relacionadas à área. Destaco a primeira, a qual diz que as Relações Públicas são fundamentadas em conhecimentos acadêmicos. Concordo, porque uma área tão abrangente, que envolve diversos meios, públicos e situações, precisa de uma base teórica educacional. O autor também fala, na terceira tendência, que os profissionais de Relações Públicas preocupam-se menos com a inserção da publicidade nos meios massivos de comunicação que seus antecessores. Isso, na minha percepção, explica-se pelo fato de que os valores sociais estão mudando, o público, hoje, se interessa mais pelos aspectos sociais, ambientais, empresariais... Sendo assim, há mais maior compromisso entre empresa-público. E as Relações Públicas, por meio da comunicação, é o gestor entre esses meios.
“As Relações Públicas são uma ocupação que tem se definido muito pelas suas técnicas do que por sua teoria” (Grunig, p. 39). Concordo com o autor porque os planejamentos de Relações Públicas têm de serem flexíveis e adaptáveis às mais diversas situações, sendo assim, as técnicas sobrepõem-se às teorias.
Achei interessante que o autor relaciona a profissão de Relações Públicas “hoje” com a de tempos atrás. Como por exemplo, ele menciona que antigamente a maioria dos profissionais acreditou que as mídias massivas pudessem influenciar as pessoas por meio da publicidade. Hoje, entende-se que as pessoas controlam a utilização dos meios de comunicação muito mais do que os meios controlam o comportamento dos que o utilizam.
Assim como Grunig, acredito que as Relações Públicas são uma função essencial da administração de qualquer empresa, pelo fato de manter o equilíbrio entre a organização e seu público.
Grunig diz que a profissão é exercida em sua

Relacionados

  • Academico
    1002 palavras | 5 páginas
  • DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: A ATIVIDADE DE RELAÇÕES PÚBLICAS EM FAVOR DA VIDA. O CASO MG TRANSPLANTES
    34066 palavras | 137 páginas
  • Plano comunicacao
    18114 palavras | 73 páginas
  • Direitoambientalinstrumentodegestaoempresacontemporanea
    65668 palavras | 263 páginas