gripe

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015
 INTRODUÇÃO
Gripe e resfriado não são a mesma coisa! Ambas as doenças são de origem viral, transmitidas por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais contendo estes micro-organismos, e apresentam como sintomas: cansaço, indisposição, dores musculares, corrimento nasal e dor de garganta. Entretanto, quando o sujeito se encontra gripado, estes são mais intensos e incapacitantes, fazendo comque, muitas vezes, nem tenha condições de sair da cama. Febre alta, de surgimento repentino, também tende a fazer parte do quadro gripal. Estes sintomas surgem em até uma semana após a exposição ao vírus, e perduram por aproximadamente cinco dias.
DESENVOLVIMENTO
O que é
A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza. É altamente contagiosa, infectando o trato respiratório (nariz, garganta,pulmões e ouvidos) e causando febre, calafrios, dores musculares e prostração – congestão nasal, ausência de febre e dor de cabeça é resfriado, e não gripe.
Mamíferos e aves podem ser infectados pelo vírus da gripe. A maioria dos que contraem gripe se recupera completamente dentro de duas semanas. Contudo, alguns indivíduos podem desenvolver complicações médicas graves e potencialmente fatais, comoa pneumonia.
O vírus influenza geralmente é transmitido em surtos epidêmicos por meio de gotículas de secreção que chegam às vias respiratórias pelo ar. Ao atingir o núcleo das células, duplica-se, formando novos vírus que repetirão o processo no organismo. O vírus da gripe pessoas de todas as idades, embora se manifeste de forma mais severa em crianças pequenas, idosos e indivíduos com o sistemaimunológico comprometido, como portadores de doenças crônicas ou transplantados.
Pela sua capacidade de mutação, produzindo diferentes tipos e estirpes, um indivíduo nunca estará completamente imune à doença. Contudo, a vacinação – injeção de organismos inativos de diferentes cepas no músculo para induzir a resposta imune específica – oferece uma proteção considerável ou redução dos sintomas casoa infecção ocorra. Para isso, a imunização deverá ser realizada entre uma e quatro semanas antes.
Ao longo da História, pelo menos quatro epidemias de influenza foram desastrosas em termos de saúde pública. A mais letal foi a chamada gripe espanhola, que causou a morte de mais de 50 milhões de pessoas em todo o planeta com manifestações graves como hemorragias de membranas mucosas, sangramento dosouvidos, pneumonia e complicações decorrentes de edemas no pulmão.
Em 2009, a Organização Mundial da Saúde mobilizou uma campanha agressiva de prevenção ao vírus influenza A H1N1 (primeiramente conhecido como “gripe suína”, por ser altamente contagiosa entre suínos), que ainda se alastra pelo mundo.
Crianças entre 6 e 23 meses de idade, idosos, portadores de doenças crônicas e indivíduosimunodeprimidos geralmente estão mais suscetíveis a este vírus, uma vez que tendem a ter o sistema imunológico mais frágil e, por isso, os riscos de desenvolver complicações, como pneumonias bacterianas, são maiores. Assim, é indicado que estes indivíduos, e também profissionais de saúde, vacinem-se anualmente contra a gripe
Tipos
O vírus influenza pertence à família dos ortomixovirus e pode ser divididoem três tipos: A, B e C:
O tipo A é altamente variável. Isso significa que a cada década (em média) um novo subtipo é criado – a influenza A, por exemplo, é um subtipo que produziu, por sua vez, várias cepas de vírus, como as da gripe espanhola e da gripe suína (a gripe aviária é outro subtipo). Estas ramificações ocorrem quando há mutações nas proteínas de superfície do vírus. O sistemaimunológico das pessoas não tem resposta pronta para a nova ameaça, sucumbindo à infecção. É neste momento que as grandes epidemias se alastram.
Os principais sintomas desencadeados pelo vírus influenza A são calafrios, dores de cabeça, tosse seca, dores musculares, fadiga e febre. Idade avançada, doenças cardiopulmonares, problemas de saúde crônicos e síndrome de Reye em crianças e adolescentes são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gripe
  • gripe A
  • Gripe
  • Gripe A
  • gripe
  • gripe
  • GRIPE
  • gripe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!