gripe

Páginas: 7 (1580 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
A gripe (SUÍNA), nome popular que se convencionou chamar a doença respiratória aguda Influenza A (H1N1) pandemia no Brasil e no mundo. Dezenas para não falar em centenas de casos, são detectados todos os dias ao redor do mundo, as autoridade sanitárias de vários países estão em alerta, além da O.M.S (Organização Mundial da Saúde), e da O.N.U. (Organização das Nações Unidas).
Mas como se originouessa doença? Onde começaram os primeiros casos e as suas causas? Como avaliar se uma pessoa está ou não infectada? E o que podemos fazer para evitar a transmissão e o contágio? Estas e varias outras questões e, veremos através de todo o contexto.
A história já conta que em (1918), houve uma grande epidemia com 40 e 50 milhões de óbitos devido a famosa gripe (ESPANHOLA) , era o vírus H1N1, em(1957), uma outra grande epidemia na Ásia, e em (1968), todas pelo vírus H1N1.
A gripe (SUÍNA) ou H1N1, foi detectada pela primeira vez no México em Abril de (2009) e, posteriormente se alastrou, para os Estados Unidos, Espanha, Canadá e outras regiões do globo terrestre, inclusive o próprio Brasil.
Como surgiu este novo vírus? Houve uma fragmentação do código genético de outros vírus como, porexemplo: A gripe Aviária, com o da gripe Suína que é de certa maneira um pouco mais majoritário, e da gripe humana, por isso gripe Suína, pois na região Sul dos Estados Unidos, e região noroeste do México, foram onde começaram a apresentar os casos em seres humanos.
O H1N1 é o resultado de um vírus híbrido, tem o RNA das gripes aviárias, suína e humana.assim o vírus dessa nova gripe é conhecidocomo Influenza A (H1N1) e é o um novo subtipo da Influenza A o causador da gripe. Esta nova gripe recebeu o nome popular de Gripe Suína, porque um teste de laboratório analisou que os genes do mesmo vírus eram iguais do Influenza que normalmente é encontrado em porca na América do Norte. Mas o estudo mais aprofundado mostrou que o novo vírus é bem diferente, do que aquele que circulam entre osporcos, justamente por conter material genético de vírus humanos, aves e de suíno.
Diferentemente do que se pode imaginar, a gripe suína não pode ser adquirida através da ingestão de carne de porco, pois a temperatura do cozimento da carne em 71°C, para destruir os vírus e bactérias nelas existentes.
As principais formas de contágio são por: via aérea de pessoa para pessoa, principalmente através datosse ou do espirro ou em contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas em locais fechados. Uma vez surgido o vírus (H1N1) fez se a pergunta, se haveria a contaminação através da carne do porco não procede o contagio dessa maneira e, sim através da vias respiratórias ou seja pequena gotículas é um rico menor de transmissão através de aerossóis. Propriamente ditas contaminadas como porexemplo: maçaneta, mesas o contato interpessoal, é dessa maneira física que se predomina o contagio do (H1N1).
Os sintomas da gripe suína são muito similares ao da gripe comum, porem mais agudos. De acordo com o Ministério da Saúde é comum o paciente apresentar: febre repentina acima dos 38°C, tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e articulações, além de dificuldade de respiração. Estessintomas podem aparecer em cerca de 5 a 7 dias após o contato com a doença, através das mucosas: da boca, do nariz e dos olhos, o vírus vais para circulação multiplicando-se rapidamente, um dos órgãos que ele atinge que é o pulmão, tem uma capacidade de penetração um pouco mais profunda em relação ao vírus Influenza sazonal ou seja Influenza A.
Normamente o vírus entra pelo corpo por inalação, ou porcontato da mão, ou com os olhos, com a boca ou com o nariz, em seguida o vírus passa a traque onde começa multiplicar nesse estágio a pessoa começa a sentir dores de garganta, tosse e febre. Depois o vírus se dirige aos pulmões onde atinge as células dos bronquíolos terminais e do alvéolo pulmonar, o indivíduo passa a ter tosse seca , tosse com secreção esbranquiçada, daí para cair na corrente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gripe
  • gripe A
  • Gripe
  • Gripe A
  • gripe
  • GRIPE
  • gripe
  • gripe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!