gripe A

Páginas: 11 (2671 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014



Isabel Boff Vieira






influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína





Trabalho Acadêmico







CRUZ ALTA-RS, 2009


Isabel Boff Vieira





influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína




Trabalho de Acadêmico apresentado ao Curso de Farmácia, da Universidade de CruzAlta-RS, como requisito parcial para obtenção da aprovação da disciplina de Bioestatística.





Orientador: M.Sc. Giovani Sturmer






CRUZ ALTA-RS, 2009





SUMÁRIO


influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína 1
influência no aumento da procura de produtos nas farmácias por causa da gripe suína 3
SUMÁRIO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2.1Riscos da automedicação 9
2.2 Tamiflu 9
2.3 Balsamo Alemão 10
2.4 Sabonete liquido bactericida 10
3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 11
REFERÊNCIAS 14







1 INTRODUÇÃO



A pesquisa foi realizada nas farmácias buscando descrever o aumento da procura de produtos que oferecessem resistência aos sintomas da gripe suína ou nova gripe H1N1. Medicamentos ou produtos para o combate ou mesmopara amenizar o contágio da doença. Encontrou-se uma barreira imposta pelo fato de que a população buscou principalmente produtos para higienização como álcool gel, sabonetes antissépticos e máscaras descartáveis ou medicamentos para a gripe comum.
Nas farmácias foi procurado o medicamento Tamiflu, porém não foi comercializado nesses estabelecimentos só em nível hospitalar, ou nos postos de saúdeonde era distribuído gratuitamente pelo sistema do SUS. Foi descoberto que a procura foi grande de medicamentos antigripais normais como benegripe, corestina, resfenol, supersisth e cimegripe aumentaram consideravelmente, também devido ao inverno.
A procura de produtos como álcool gel, sabonetes antissépticos, máscara tipo N 95 especial para a Influenza A, balsamo alemão, vitamina C, sabãoliquido bactericida, aumentou significamente, cerca de 50%, visto que a falta de um produto específico a ser vendido nas farmácias, fez com que vários usuários buscassem soluções paliativas para essa doença, o uso de medicamentos como o Tamiflu que acabou sendo contrabandeado de outros países para o Brasil, e a procura pela vacina, mostra que o medo é visivelmente notado.





2 COLETA DE DADOSFoi realizada nas Farmácias da população de Cruz Alta, constatou-se que os produtos antes expostos com pouco destaque nas farmácias, como o gel antisséptico, ou difíceis de encontrar, como as máscaras respiratórias, ganharam espaço nas gôndolas; antigripais também se sobressaem. Máscaras respiratórias antes não eram vendidas antes no surto de gripe suína, foram procuradas por gestantes paraauto imunidade. Como os medicamentos paliativos só para atenuar os sintomas como azitromicina, dipirona, paracetamol, decongex: antialérgico para corissa nasal.
O caso mais emblemático é o do gel antisséptico (ou álcool gel), usado principalmente para higienização das mãos, que viu sua procura quintuplicar na maioria das farmácias do País. Seu uso foi impulsionado pela recomendação do Ministério daSaúde de que lavar as mãos frequentemente é uma das atitudes que ajudam a evitar o contágio pelo vírus da gripe suína. Contudo, alguns médicos advertem que o produto é eficaz para evitar o contágio pelo vírus, mas não imuniza a pessoa de contrair a gripe.
A venda do álcool gel subiu significativamente cerca de 70 unidades por dia, no surto da gripe percentual atribuído cerca de 100%, mas logoque a mídia parou de divulgar o consumo parou. As pessoas acreditam que se a divulgação parou a nova gripe também sumiu, porém o vírus sofre mutações e irá atingir de forma mais intensa no próximo inverno.
Das dez Farmácias entrevistadas todas admitiram que a venda de álcool gel e máscara descartáveis subiu consideravelmente cerca 100%, visto que antes não era vendido nem máscara cirúrgicas, nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gripe
  • Gripe
  • Gripe A
  • gripe
  • gripe
  • GRIPE
  • gripe
  • gripe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!