Greyhound streamline integrado na sua arquitectura e no design

1703 palavras 7 páginas
A empresa de transportes rodoviários Greyhound e o Streamline como imagem corporativa

O streamline como o nome indica remete-nos para um estilo e um desenho que privilegia a dinâmica das criações e a sensação de movimento rápido e liberdade sempre com o objetivo de seduzir o consumidor.
Traduz uma cultura consumista de um País, os Estados Unidos que de facto necessitava da mesma para se erguer da crise económica com que se deparava, foi usado no design de produtos, arquitetura e até mesmo no cinema, influenciou muitas das criações feitas hoje em dia e é no entanto uma das mais ignoradas aproximações ao design, sempre referido quase como uma moda passageira, sem que haja grandes explicações para isso. No entanto cativou massivamente públicos e consumidores de uma maneira apaixonante.( industrial designers and streamliners(http://www.pbs.org/wgbh/americanexperience/features/biography/streamliners-designers/)2013)
Um dos fatores menos referidos acerca deste estilo é o trabalho de coerência existente entre arquitectura comercial streamline e o design streamline, o tema aqui explorado tem como objetivo mostrar como a combinação do design e da arquitetura na empresa Greyhound, concretizado nos autocarros e respectivos terminais que resultou num trabalho completo de corporação e de uma interação que resolve questões entre as duas disciplinas ainda hoje não tão bem resolvidos como o foram em
1930, maximizados por esta empresa de transporte rodoviário que se distinguiu totalmente das restantes. (Frank E. Wrenick, The Streamline Era Greyhound Terminals: The Architecture of W.S. Arrasmith, McFarland, 2007/pag.50)
A Greyhound lines foi fundada em 1914 em Hibbing, Minnesotta tendo começado os seus serviços de transporte com o transporte de mineiros e crescendo á medida que as auto-estradas também o faziam, chegou cada vez mais longe até chegar além fronteiras dos Estados Unidos ganhando assim uma crescente importância e tornando-se parte de uma rotina diária de

Relacionados