gregreli

787 palavras 4 páginas
PERGUNTA 1

O objeto de estudo da ciência antropológica é o HOMEM em suas dimensões biológica e sociocultural.
Tomando a afirmativa acima como pressuposto inicial, avalie as opções abaixo sobre a ciência antropológica:

I. A ciência antropológica, enquanto ciência social, apresenta como uma de suas propostas teórico-metodológicas conhecer o homem enquanto indivíduo que interage em grupos sociais organizados.
II. A ciência antropológica, enquanto ciência humana, apresenta como uma de suas propostas teórico-metodológicas conhecer o homem no todo: as crenças, costumes, história e linguagens.
III. A ciência antropológica, enquanto ciência natural, apresenta como uma de suas propostas teórico-metodológicas o estudo da evolução humana.
IV. A ciência antropológica apresenta como proposta teórico-metodológica o conhecimento do homem a partir do trinômio: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural.

Assinale a alternativa correta:

a.
I, II e III

b.
I, II, III e IV

c.
I e II

d.
II e III

e.
I

0,2 pontos
PERGUNTA 2

(...) a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento de botânica – de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas.

(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio d Janeiro: Jorge Zahar, 2006)

Pode-se afirmar que o parágrafo acima produz a seguinte premissa:

I. Os indígenas apresentam valores que são considerados

Relacionados