gravifez

365 palavras 2 páginas
No decorrer do período gestacional, o organismo da mulher sofre inúmeras alterações e suas implicações na sua postura e execução de movimento. Por exemplo, podemos evidenciar facilmente o aumento da composição corporal, que por sua vez influencia nas circunferências de cintura, quadril e membros da mulher. Tais alterações dificultam a realização de alguns movimentos e aumenta o consumo de energia para a realização de uma atividade corporal.
Adotando palavras de Kerberj (2002), enquanto gestante, a mulher se encontra num estado de afrouxamento nos ligamentos, devido à necessidade de sua estrutura corporal modificar possibilitando alojar em seu útero um novo ser humano, ávido por crescer e desenvolver-se. Assim, um ato impensado ou movimento corporal brusco poderia ocasionar problemas futuros.
Para reduzir os efeitos naturalmente gerados pela gravidez e proporcionar uma vida mais saudável à futura mamãe, podendo até facilitar seu parto, a prática de atividade motora torna-se nas duas últimas décadas uma indicação comum por parte dos especialistas. Vale ressaltar que esta indicação dependerá do estilo de vida da mulher antes da gravidez.
A questão que levantamos é: quem são as gestantes da atualidade? Elas têm consciência da importância da prática de atividade física durante a gestação? Elas estão praticando atividade neste período da vida? Os médicos indicam a atividade física? Quais são as orientações básicas? Verificamos programas de atividade física específicos sendo oferecidos para gestantes? Quais os tipos de atividades motoras estão sendo desenvolvidas?
Tentando entender melhor o perfil das gestantes e buscar consolidar a importância da prática regular de atividade física durante o período gestacional é que nos propusemos a realizar o presente estudo. Para tanto, realizamos a seguir uma revisão bibliográfica sobre a temática e propusemos numa investigação de campo, obter informações sobre o período a partir de entrevistas com gestantes e médicos. Tais

Relacionados