Gravidez na adolescencia

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015


Curso de Psicologia
Projeto de intervenção - Escola Estadual Hermilio de Freitas Melro/ Alagoas







Prevenção e Cuidado – Gravidez na Adolescência








Introdução

A gravidez na adolescência vem crescendo em uma grande proporção, e isso pode ser considerado como uma problemática em nossa sociedade. Segundo um artigo da Dadoorian (2003), “Nos últimos anos, a incidência de gravidez naadolescência vem aumentando significativamente, tanto no Brasil como no mundo. No Brasil, observa-se que, apesar do declínio das taxas de fecundidade desde o início dos anos 70, é cada vez maior a proporção de partos entre as adolescentes em comparação com o total de partos realizados no País”. Fatores que tem contribuído para a gravidez na adolescência é o início precoce da vida sexual, negligênciaa usos de preservativos e métodos anticoncepcionais, falta de acesso a consultas ginecológicas e histórico materno de gestação na adolescência.
Como profissionais da saúde devemos levar essas jovens a compreender melhor esses fatores para saberem como lidar com isso e com os fatores de risco para uma gravidez na adolescência, com uma educação sexual adequada pode ser um fator determinante naprevenção, contribuindo também para o desenvolvimento de competência e adaptações de comportamentos saudáveis.
Segundo um artigo de estudo caso-controle sobre o tema (2009) “O maior impacto envolve a dimensão psicológica e socioeconômica, uma vez que a gravidez na adolescência interfere negativamente no estilo de vida das adolescentes e de seus familiares, resultando muitas vezes em abandono escolare diversas outras consequências que perpetuam o ciclo da pobreza. Ficam adiadas ou limitadas as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade”.
A escolha do local se deu devido a um estudo do IBGE “Estatísticas do Registro Civil” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2013). Nele mostra que o estado de Alagoas tem o índice mais alto de gravidez entremeninas de 15 aos 19 anos. Segundo a pesquisa, no ano de 2013 foram registrados 52.121 nascimentos em Alagoas. Isso fez com que nós refletíssemos sobre onde poderíamos aplicar uma intervenção para reduzir ainda mais essa eventualidade, e nada melhor do que o âmbito escolar, lugar onde adquirimos contato direto com os alunos, seus pais e o meio em que vivem. Essa conexão permite com que nós sejamoseficazes com os métodos que serão utilizados na prática de intervenção e cuidado.


1. Área de atuação do projeto
[ x ] Saúde [ x ] Cidadania [ ] Cultura [ ] Trabalho

2. Local
Escola Estadual Hermilio de Freitas Melro/ Alagoas

3. Descrição do projeto
O projeto de intervenção consiste na prevenção e cuidado na vida sexual dos adolescentes, acontecerá no decorrer de seis meses com encontrossemanais (uma vez por semana) onde serão realizadas palestras de prevenção e cuidado, além de acompanhamentos mensais de pré-natal com as adolescentes que se encontram gestantes.
O projeto tem como objetivo a prevenção e promoção de saúde, por meio de orientação e informação aos adolescentes, afim de que tomem os devidos cuidados em relação a sua vida sexual e eventualmente à gravidez.

4.Público-alvo
O projeto de intervenção terá como público-alvo, adolescentes de doze a dezoito anos, estudantes da Escola Estadual Hermilio de Freitas Melro do período matutino, vespertino e noturno.


5. Como se pretende atingir o público-alvo?
Serão espalhados banners pela instituição contendo a proposta do projeto, seus dias e horários, além de folders que serão entregues aos estudantes apresentando umbreve resumo do conteúdo do projeto e as informações gerais, aproveitando o espaço para informar também e deixar claro os objetivos do projeto.

6. Objetivo Geral
Promoção e prevenção de saúde. Informação e conscientização sobre a importância de tomar os devidos cuidados em relação à vida sexual dos adolescentes e ao pré-natal nos casos de gravidez. Discussão a respeito dos desafios enfrentados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!