Gravidez na adolescencia

Páginas: 7 (1729 palavras) Publicado: 26 de março de 2014



TEMA: Gravidez na adolescência

1. Delimitação: Uma análise sobre a questão da gravidez precoce na faixa etária de doze a dezoito anos, pesquisada na internet a nível de Brasil...especificadamente na região Norte e Nordeste.
2. Problema: O presente projeto de pesquisa bibliografia tem como temática investigar quais as conseqüências da gravidez precoce.
3.Hipótese: Dentre os fatores que tornam a gravidez na adolescência um problema de saúde publica está o fato de não existirem políticas publicas voltadas especificamente para as adolescentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a gravidez na adolescência como uma gestação de risco, pois a idade materna é vista por situações de risco, como a pobreza, baixa escolaridade, falta de assistênciapré-natal adequado dentre outros. Falta ou negligencia de informações, qualidade de vida, ausência de métodos contraceptivos, planejamento familiar e ate mesmo violência sexual. Quando a gravidez na adolescência não esta vinculada a violência em caso de estupros uma das principais causas é a falta de informações educacional no ambiente familiar aliada a ausência do acompanhamento dos pais.
4. ObjetivoGeral: Analisar as conseqüências da gravidez com as adolescentes na faixa etária de doze a dezoito anos.
Objetivo Especifico
1. Levantar o perfil socioeconômico das adolescentes gravidas no Brasil.
2. Pontuar as ações que o País está realizando na questão do atendimento as adolescentes grávidas.
3. Analise e tabulação dos dados da gravidez precoce na cidade de Manaus.
Justificativa: Agravidez precoce esta se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, acarretam grandes consequências principalmente para os adolescentes envolvidos e seus familiares. Geralmente esses jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir este tipo deresponsabilidade que fazem com que muitos adolescentes deixem seus estudos, saiam de casa, cometam abortos e até mesmo abandonarem as crianças sem saber o que fazer fugindo da própria realidade.
A gravidez precoce estar relacionada há diferentes fatores como estrutura familiar, formação psicológica e falta de perspectivas de vida. Por estas razões o apoio da família é essencial, porque a família é a base quepoderá proporcionar atenção, segurança, dialogo e amor, para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente.
No Brasil, os métodos anticoncepcionais disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são a pílula comum, a minipílula (utilizadas pelas mulheres durante a amamentação), a pílula de emergência (do dia seguinte), as injeçõesanticoncepcionais, a camisinha masculina e feminina e o dispositivo intrauterino.
Segundo Celson Martins essas informações sobre os métodos anticonceptivos ajudam muito, mas não são suficientes para transformar o comportamento sexual dos adolescentes. Essa informação é confirmada pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS) quando mostra que há falhas nos programas de prevenção a gravidez precoce,pois não corrigem as variantes como baixa escolaridade, falta de autoestima, pais ausentes, televisão como fonte de informação para os jovens.
Em Manaus esta realidade não é diferente posto que de acordo com os dados, a maternidade Moura Tapajós localizada na zona oeste de Manaus já atendeu 3.908 partos somente em 2010, e 2011,3. 017,em 2012 até março a maternidade realizou 838 partos daí anecessidade de se levantar a questão possibilitando, verificando quais as condições dessas adolescentes, das famílias, conhecer a realidade e o porquê que mesmo existindo algumas ações pontuais como palestras, oficinas, e fornecimento de métodos contraceptivos entre outros ainda, há um numero expressivo de adolescentes gravidas.
Todas essas informações são relevantes para a comunidade acadêmica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!