Gravidez na adolescência

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2015
Revisão de Literatura

A adolescência delimita a transição da infância a idade adulta, cronologicamente abrangendo dos 10 aos 19 anos. Trata-se de um período de profundas modificações, marcado pela transição entre a puberdade e o estado adulto do desenvolvimento. Nessa fase, a perda do papel infantil gera inquietação, ansiedade e insegurança frente à descoberta de um novo mundo. (CEARÁ, 2003)Constitui-se de características próprias, que a diferenciam das demais faixas etárias. Este é um período confuso, de contradições, de formação da identidade e da autoestima. É quando se deve deixar de ser criança para entrar no mundo adulto, repleto de responsabilidades e cobranças, mundo este tão desejado pela sensação da liberdade a ser adquirida, mas também tão temido. (RAMOS. et al, 2000)
Narealidade brasileira, muitas vezes a adolescente, além dos conflitos próprios da faixa etária, vê-se com outras questões conflituosas, como a ocorrência de uma gravidez. Sendo essa um período de grandes transformações para a mulher. Com tantas novidades, essa fase pode acabar gerando duvidas e sentimentos de fragilidade, insegurança e ansiedade na futura mamãe. Alguns dos principais temores sãoalterações na autoimagem corporal e não ter uma criança saudável. Outros temores são relacionados ao feto e a função de gerar, nutrir e parir. (MOREIRA. et al, 2008).
A incidência de grávidas adolescentes no Brasil é considerada elevada, correspondendo a 21,6% do total de grávidas em 2006. O acesso ás políticas de prevenção e orientação sobre saúde sexual tem sido considerado de grande importânciana redução do numero de partos feitos em adolescentes na rede publica brasileira, que diminuiu em 30,6% dos últimos dez anos. Um dos aspectos agravantes dessa questão é que a gravidez na adolescência é mais frequente nos estratos de renda mais baixa e, para muitas jovens, engravidar é uma escolha tomada como um meio de inserção social. É notável, ainda, a relação existente entre gravidez eabandono escolar, pois se estima que 57,8% das meninas brasileiras com filhos não estudam nem trabalham. (GUANABENS. et al, 2012).
Do ponto de vista obstétrico, a gravidez na adolescência é considerada de alto-risco, devido ao elevado índice de morbidade materno-fetal. Existe maior incidência de anemia, toxemias (pré-eclampsia e eclampsia), infecções urinaria, baixo ganho de peso materno,prematuridade, baixo peso ao nascer, baixo índice de Apgar e desmame precoce, além de baixa cobertura pré-natal. A gravidez traz vários efeitos sociais negativos, como: perda das oportunidades educacionais, de trabalho e redução das chances de um casamento feliz, com limitações de oportunidades. Ocorrem também efeitos psicológicos associados aos conflitos emocional e educacional frente à situação damaternidade. (GODINHO. et al, 2000).
A gestação na adolescência é, de modo geral, enfrentada com dificuldade porque a gravidez nessas condições significa uma rápida passagem da situação de filha para mãe, do querer colo para dar colo. Nessa transição abrupta do seu papel de mulher, ainda em formação, para o de mulher-mãe, a adolescente vive uma situação conflituosa e, em muitos casos, penosa. A grandemaioria é despreparada física, psicológica, social e economicamente para exercer o novo papel materno, o que compromete as condições para assumi-lo adequadamente e, associado à repressão familiar, contribui para que muitas fujam de casa e abandonem os estudos. Sem contar com as que são abandonadas pelo parceiro, muitas vezes também adolescente. Estudos evidenciam que a gravidez na adolescência temassumido grandes proporções nos últimos anos, sendo considerado um grave problema de saúde publica. No Brasil existe tendência de queda nas taxas de fecundidade total, mas entre mulheres de 15 a 19 anos esse índice aumentou em 26% de 1970 a 1991, e entre 1993 e 1998, houve incremento de 31% no percentual de partos entre meninas de 10 a 14 anos atendidas na rede do Sistema Único de Saúde – SUS....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!