Gravidez na adolescência

Páginas: 30 (7329 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO


















Gravidez na Adolescência




















Cruzeiro do Sul-Acre
2012










Gravidez na Adolescência










Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial paraa obtenção do título de bacharel em em Serviço Social.

















Cruzeiro do Sul-Acre
2012







Gravidez na Adolescência





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em em Serviço Social.Aprovado pela Banca Examinadora em___ de Junho de 2012.



BANCA EXAMINADORA:



___________________________________________________

Profª Clarisse da Luz Kemkamp
Orientadora


___________________________________________________

Prof.(a)..........................................................


___________________________________________________Prof.(a)..........................................................



DEDICATÓRIA


























“Dedico esse trabalho a Deus que iluminou meu caminho permitindo que eu chegasse ao final, a minha família, amigos e a minha noiva que me apoiou até o final dessa jornada”.
AGRADECIMENTOS

Primeiramente á Deus, que é o principal sentido da minha existência,pois com a ajuda dele tive forças para cumprir mais essa etapa da minha vida, me ensinado a ter paciência, coragem, inteligência em fim tudo aquilo que eu precisava para ir mais além.
A minha mãe que durante esses quase quatro anos de dedicação universitária, sempre me deu força.
A minha noiva, que sempre me ajudou e me apoiou, que soube compreender meus muitos momentos de ausência,por conta das atividades acadêmicas. Tenho certeza que sem a sua compreensão e colaboração eu não conseguiria.
Aos mestres orientadores da instituição, que me transmitiram seus conhecimentos sempre com boa vontade e paciência.





























“O sucesso é uma conseqüência e não um objetivo.”
Gustave Flaubert.



SARAH, Eder da Silva.Gravidez na Adolescência no Município de Cruzeiro do Sul. 2012.40 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social-Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cruzeiro do Sul, 2012.

RESUMO


O presente trabalho refere-se à pesquisa sobre Gravidez na Adolescência na cidade de Cruzeiro do Sul-Acre; o mesmo surgiu a partir do grande número de mãesadolescentes observado durante o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado II da Universidade Norte do Paraná, realizado no abrigo da criança LAR NOVO DIA, no Conselho Tutelar e no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do município de Cruzeiro do Sul. Durante o desenvolvimento deste trabalho procuramos fazer uma investigação do tema Gravidez na Adolescência, inicialmenteem uma abordagem mais ampla, através de pesquisas bibliográficas, discorrendo sobre o conceito de gravidez, adolescência sexualidade na adolescência, gravidez na adolescência, fatores que contribuam á gravidez da adolescente. Em seguida buscamos a contextualização do tema á realidade do município de Cruzeiro do Sul, procurando entender qual a verdadeira dimensão da incidência da gravidez naadolescência no município, quais os fatores que estão co-relacionados à problemática em questão e como intervir para minimizar o problema. Essa parte da pesquisa se deu através de pesquisas semi-estruturadas, assim como, levantamento de dados em instituições locais. Com a conclusão do estudo identificamos que de fato existe uma elevada incidência de gravidez em adolescentes no município, ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!