Gravidez na adolescência: uma visão sobre as práticas e percepções das adolescentes e de suas famílias.

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
Fabiany Borges de Bastos

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO SOBRE AS PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DAS ADOLESCENTES E DE SUAS FAMÍLIAS.

Projeto apresentado como requisito parcial da disciplina Políticas de Saúde, sob orientação da Professora Regiane Rezende, do curso de pós-graduação em Saúde Publica.

Palmas
2007

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Problema5
1.2 Justificativa 5
1.3 Objetivos 6
1.3.1 Objetivo Geral 6
1.3.2 Objetivos Específicos 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3 METODOLOGIA 11
3.1 Tipo de estudo 11
3.2 População e amostra 11
3.3 Local e período da pesquisa 11
3.4 Critérios de inclusão 12
3.5 Critério de exclusão 12
3.6 Conceitos e Variáveis 12
3.6.1 Conceitos 12
3.6.2 Variáveis13
3.7 Aspectos éticos 13
3.8 Instrumentos para coleta dos dados 13
3.9 Análise dos dados 14
4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 15
5 ORÇAMENTO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
APÊNDICE I 19
APÊNDICE II 21
APÊNDICE III 22

1 INTRODUÇÃO

Era pra ser a fase das descobertas, a época da vida em que tudo pode, liberdade para se experimentar é tudo o que se precisa. Experimentam,vivem... Mas de repente uma gravidez inesperada acontece, o adolescente não pensou nessa situação. Às vezes se previne, outras vezes não. É o desafio de viver um risco. Agora a gravidez existe, a fase já não é mais a mesma, as preocupações agora são outras. A adolescente sente e pensa tudo ao mesmo tempo. É essa percepção que se quer conhecer, como a adolescente e sua família lida com a nova situação.A relevância de se investigar esse aspecto reside no pressuposto inicial de que a gravidez em uma adolescente, em especial quando ela é solteira, pode resultar em uma crise intrafamiliar.
Um outro pressuposto é o de que a crise intrafamiliar instaurada pela ocorrência da gravidez em uma adolescente pode favorecer a assunção de estratégia de resolução, seja da adolescente ou de suafamília, nem sempre integradoras, mas comprometedoras do desenvolvimento individual ou grupal, como afirma Morais (2001).
Os determinantes para a existência dessa situação são vários, dentre os quais é possível destacar a liberdade de expressão, a quebra de preconceitos, mudanças culturais, informações veiculadas nos meios de comunicação, falta de uso e desconhecimento de métodoscontraceptivos.

1.1 Problema

Quais as práticas e percepções das adolescentes e de suas famílias sobre a gravidez na adolescência.

1.2 Justificativa

Como foi mostrado anteriormente em uma pesquisa acadêmica, realizada no município de Palmas-TO, é alta a taxa de prevalência de gestantes adolescentes, cerca de 73,7%, com uma média de 42,3% (BASTOS et al,2004). Com isso, fez se necessárioum estudo mais completo sobre como adolescentes e seus familiares agem diante da nova situação. E até que ponto essas ações e percepções influenciam no período gestacional e sua expectativa em relação à maternidade.
As conseqüências sociais para as mães solteiras adolescentes podem ser ominosas, por motivo de rejeição permanente a que ficam submetidas. O abortamento clandestino, osuicídio, o abandono do filho ou a sua colocação em orfanatos inadequados são comuns, e para todas as moças, casadas ou não, a gestação precoce quase sempre significa o fim da freqüência à escola e a renúncia a futuras oportunidades de melhorias das condições sócio-econômicas.
Estudos comprovam que quanto mais jovens a gestante mais curto o trabalho de parto, devendo, no entanto, dar-se toda aatenção ao aspecto psicológico. Sofrem elas os efeitos nítidos de conflitos anímicos (medo da dor, vergonha, repressão familiar) e se ressentem dos traumatismos mentais.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Conhecer as percepções e práticas de adolescentes grávidas e seus familiares frente à gravidez atual.

1.3.2 Objetivos Específicos

- Conhecer o ponto de vista de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde na familia: gravidez na adolescência
  • Projeto sobre gravidez na adolescencia
  • Artigo sobre gravidez na adolescencia
  • Trabalho Sobre Gravidez Na Adolescencia
  • Artigo sobre gravidez na adolescência
  • Artigo sobre gravidez na adolescência
  • Musica sobre gravidez na adolescencia
  • Olhar psicológico sobre a gravidez na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!