Gravidez na adolescência: uma análise dos aspectos sociais

Páginas: 10 (2266 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo a exploração do tema “gravidez na adolescência” e como se dar sua representação na sociedade. Para tal, utilizamos como exemplo um filme de Jason Reitman, lançado em 2007.
Juno, que ganhou o Oscar de melhor roteiro original, conta a história de uma adolescente grávida, nos mostra todas as discriminações sofridas por ela e como sua trajetória devida influencia em suas decisões sobre a gravidez.
Mostraremos como mudou o percentual de adolescentes grávidas no Brasil, bem como os fatores de mudança, baseado na Pesquisa Nacional por amostra de domicílios (PNAD). Foram analisados também os programas e projetos de governo para a discussão deste tema.

Gravidez na adolescência: uma análise dos aspectos sociais
A sociedade de hoje tem umagrande crítica sobre o tema “gravidez na adolescência ”, considerando-o um tema polêmico, onde envolve preconceitos, discriminações, afetos, família, redes, etc. Entretanto o que se passa realmente com a família cujo existe uma adolescente grávida? O que se passa com a adolescente grávida?
Não pretendemos aqui julgar a gravidez na adolescência, nem tão pouco as causas da gravidez de uma adolescente,nosso foco são os aspetos, arranjos e representações sociais vividos por uma adolescente durante sua gravidez.
Para analisar este tema utilizamos um filme de Jason Reitman, Juno (2007). Tal filme conta a história de uma adolescente que engravida após sua primeira relação sexual com o namorado.
Juno vive em uma sociedade norte-americana, onde a gravidez na adolescência é considerada prejudicial,visto que esta faixa etária de nossas vidas é considerada irresponsável, assim cuidar de uma criança, que se deva responsabilidade não caberia a um adolescente.
As relações sociais de Juno começam a mudar após sua gravidez. Sua família a apóia em todas as ocasiões, as discriminações e afastamentos são na escola, onde todos passam a olhá-la com reprovação. Sentindo-se incomodada com a situação,Juno decide fazer um aborto, este sendo, em termos legais, aprovado na cidade em que vive sem autorização dos pais, a clínica de escolha da adolescente não realiza nenhum trabalho de acompanhamento a quem deseja interromper a gravidez.
No Brasil não é diferente, existem inúmeras criticas feita pela sociedade sobre a gravidez na adolescência. Entretanto,
A descoberta da sexualidade associada aomomento histórico em que influências relacionadas ao convívio social, aos valores presentes, à mídia, dentre outros, tem como resposta uma iniciação sexual cada vez mais precoce, tendo como conseqüência dramática o aumento do número de adolescentes grávidas (www.proec.ufg.br/revista_ufg/familia, acessado em 06/06/2010 às 17:30).
Em nosso país os adolescentes estão cada vez mais cedo iniciandosua sexualidade, devido influências externas e da própria família. Contudo, quando a sexualidade se torna gravidez, é encarada de maneira negativa. Na mídia, em músicas e filmes, por exemplo, são retratados o tema da sexualidade livremente, e os adolescentes apreendem o que vêem e o que escutam, agindo conforme sua apreensão.
A gravidez, entretanto, não é sempre um transtorno para o adolescente enem para sua família, uma vez que, em alguns casos, a família encara a gravidez como uma responsabilidade que o adolescente tem que adquirir, ou seja, com a gravidez a/o adolescente estaria participando do mundo adulto. O filme mostra como a família de Juno se relaciona com ela após saber da gravidez e a deixa livremente para tomar qualquer tipo de atitude.
Perante isso, Juno decide fazer umaborto em uma clínica legalizada, onde teria os cuidados necessários para a interrupção da gravidez. Lá chegando, deu-se de encontro com um protesto contra o aborto, sensibilizou-se e resolveu levar a gravidez adiante, entretanto, sua decisão a levou a optar pela adoção.
A mãe de Juno deixou a família e constituiu outra, sendo ela criada pela madrasta que tem relações fortes de afeto com Juno....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • PROBLEMA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Diagnostico social gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia: uma questao social
  • Projeto "Aspectos Emocionais da Gravidez na Adolescência"
  • Gravidez na adolescencia um desafio social ( far )
  • Gravidez na adolescência: SERVIÇO SOCIAL COMO IMPACTO NAS CAUSAS PREVENTIVAS
  • Projeto de pesquisa em serviço social tema gravidez na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!