Gravidez na adolecência

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

O referente trabalho tem como referencia básica O interesse pelo tema: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA tido como um grande problema que atinge parte Do município de ANORI. A relação entre abandono da escola, contrito familiar e esta, tem trazido graves consequências para o futuro desses adolescentes. Brandão ET al.(2) informam que a gravidez na adolescência tem sido apontada como um"problema social". Parir antes dos 19 anos, décadas atrás, não se constituía assunto de ordem pública. As alterações no padrão de fecundidade feminina brasileira, as redefinições na posição social da mulher, gerando novas expectativas para as jovens no tocante à escolarização, e o fato de a maioria dos nascimentos ocorrer fora de uma relação conjugal despertaram a atenção para esse fato.DESENVOLVIMENTO: 

A pesquisa teve uma duração de três meses, no qual houve uma elaboração do projeto, com várias pesquisas sobre o assunto, a forma e o local mais apropriado para se colocar a pesquisa em prática. Foi utilizada na pesquisa uma abordagem quantitativa, no qual analisamos um total de 15 adolescentes e uma abordagem qualitativa, onde analisamos questões sociais e pessoais. 
Estudos constatam que ainiciação sexual dos jovens tem sido cada vez mais precoce e difere entre homens e mulheres. Diversos fatores estão envolvidos, dentre eles a religião, a escolaridade, a situação de trabalho, além daqueles relativos ao relacionamento entre os pais e os filhos, à supervisão parental e à estrutura familiar (BORGES & SCHOR, 2005; BORGES et al., 2007) 
Diante do diagnóstico de gravidez, aadolescente dispõe de poucas opções, e uma delas é o aborto.




Objetivos

Objetivo Geral:
Identificar os conflitos psicológicos relacionados com uma gravidez precoce na adolescência. contribuir com a disponibilidade de informações, no contexto social, dos problemas gerados pela gravidez precoce, permitindo uma avaliação que servirá como base para tomada de decisões pelas esferas políticas nonível municipal e estadual, visando à redução dos problemas sociais envolvendo adolescentes. 

Objetivos Específicos:

buscar informações sobre a estrutura familiar desses jovens envolvidos com gravidez precoce; apreciar a carência afetiva desses jovens; avaliar a evasão escolar das jovens grávidas ou com recém-nascido; Conhecer as causas da gravidez precoce entre adolescentes.
Identificar asdificuldades econômica e familiar. Abramovay (2004) argumenta que ao definirmos gravidez como um problema, caracterizando-a como indesejada ou não planejada, marginalizamos a questão, e não nos dedicamos a uma análise sobre a simbologia e os significados que a gravidez representa para os jovens.  (LIMA et al., 2004; DIAS & AQUINO, 2006).

PROBLEMA

Porque acontecem tantos casos de gravidez precoceem adolescentes no município de Anori?

HIPÓTESE

O alto índice de gravidez se dá por falta de informação na família. Uma gravidez não desejada na adolescência pode acarretar alguns conflitos psicológicos, e se a adolescente não tiver apoio, poderá ser mais difícil a aceitação dessa gravidez.

JUSTIFICATIVA

A Gravidez na adolescência tem sido um problema constante na comunidade escolar.
Partindodeste principio, verifica-se que em Anori ainda existe alto índices de gravidez entre adolescentes, mesmo havendo meios de informações para esclarecer a questão. Identificar por que adolescentes tendo tanta informação sobre métodos contraceptivos, ainda tem casos da existência de uma gravidez não desejada, e que em alguns casos acarretam problemas psicológicos.
Nessa perspectiva se faz necessárioa realização da pesquisa para elucidar o problema e melhorar a evasão da clientela.

METODOLOGIA

Diante da problemática desta pesquisa desenvolveremos nosso estudo a partir de uma pesquisa exploratória e explicativa.
A observação em campo será realizada com o intuito de garantir maior confiabilidade.
O centro da pesquisa será na Escola Erico Gaspar Dultra que oferece o ensino fundamental no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GRAVIDEZ NA ADOLECENCIA
  • Gravidez na adolecencia
  • Gravidez na adolecencia
  • Gravidez Na Adolecencia
  • gravidez na adolecencia
  • Gravidez na adolecencia
  • Gravidez na adolecência
  • GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!