Gravidez ectópica

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
INTRODUÇÃO

Ectópica significa «deslocada» ou «fora de sítio». Numa gravidez ectópica, o óvulo fecundado assenta fora do útero e em 95% dos casos, implantam-se nas trompas falopianas. A gravidez ectópica ocorre ainda quando o óvulo se implanta nos ovários, abdómen ou cervical, levando a que chamem também de gravidez abdominal ou cervical.

Nenhuma dessas áreas possui espaço ou tecidosadequados para que a gravidez evolua, da mesma forma que no útero. Numa gravidez ectópica, à medida que o feto cresce, é provável que rebenteo órgão onde está inserido. Isto pode provocar hemorragias severas e colocar em perigo a vida da mãe. Em regra, os bebés de uma gravidez ectópica nascem mortos.

SINAIS E SINTOMAS DA GRAVIDEZ ECTÓPICA

Uma gravidez ectópicapode ser difícil  de diagnosticar, porque os sintomas iniciais espelham os de uma gravidez normal: menstruação atrasada, sensibilidade nas mamas, náuseas, vómitos e muita vontade de urinar.

Os primeiros sinais de uma gravidez ectópica são muitas vezes, a dor e hemorragias vaginais. Pode sentir dores na pélvis e abdómen ou em casos extremos, nos ombros e pescoço. Isto acontecequando o sangue acumulado devido à ruptura de uma gravidez ectópica provoca irritações em alguns nervos. Grande parte das mulheres descreve a dor como aguda. Pode concentrar-se num dos lados da pélvis, aparecer e desaparecer e oscilar em intensidade.

Qualquer dos seguintes sintomas adicionais pode sugerir uma gravidez ectópica:
Manchas ou sinais anormais na vagina
Tonturas oudesmaios (causados por perda de sangue)
 Baixa pressão arterial (também causada por perda de sangue)
Dores na zona lombar

CAUSAS DA GRAVIDEZ ECTÓPICA

Uma gravidez ectópica resulta da incapacidade do óvulo em descer de forma rápida pelas trompas até ao útero. Uma infecção ou inflamação das trompas pode bloquear em parte ou totalmente essadescida. Uma Doença Inflamatória Pélvica (DIP), causada por gonorreia ou clamídia, pode provocar o bloqueio das trompas de Falópio.
 
A endometriose (doença que surge quando as células do tecido interno do útero se implantam e crescem noutra parte do corpo), ou tecidos cicatrizados de cirurgias anteriores ao abdómen ou às trompas, podem também causar bloqueios. Ainda que mais raros, osdefeitos de nascença e crescimento abdominal anormal podem alterar o desenvolvimento das trompas e afectar por sua vez, o progresso do óvulo.

DIAGNÓSTICO DA GRAVIDEZ ECTÓPICA

Se chegar às urgências de um hospital com queixas de dores abdominais, o mais certo é fazerem-lhe um teste de gravidez à urina.
Apesar de não serem sofisticados, estes testessão rápidos e o tempo de resposta é crucial no tratamento da gravidez ectópica.

Se já sabia que estava grávida ou se o teste der positivo, ser-lhe-á aplicado um teste quantitativo à hormona Gonadotrofina Coriônica Humana (GCH). Este teste consiste em analisar o sangue e medir os níveis da GCH que é produzida pela placenta e pode ser detectada no sangue e urina logo entre os 8 e 10dias após a concepção. Os níveis duplicam a cada dois dias nas primeiras semanas pelo que, se os níveis de CGH forem menores que o normal para a sua etapa de gravidez, uma explicação possível pode ser uma gravidez ectópica.

Deverão também fazer-lhe uma eco grafia para ver se o útero contém um feto em desenvolvimento, ou se se encontram massas noutro local na região abdominal. Masa eco grafia pode não conseguir detectar toda e qualquer gravidez ectópica.  O médico pode fazer um exame pélvico, localizando as áreas doridas para verificar se o útero alargado se deve a gravidez, ou para encontrar quaisquer massas «estranhas».

Mesmo com o melhor equipamento é difícil ver uma gravidez inferior a cinco semanas após a última menstruação. Se o seu médico não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez Ectopica
  • Gravidez Ectopica
  • gravidez ectópica
  • Gravidez ectopica
  • Gravidez Ectopica
  • Gravidez Ectópica
  • Gravidez ectopica
  • Gravidez Ectopica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!