Gravidade

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Física
Laboratório de Física 1







MEDIÇÃO DA ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL (g)






Alunos: Giovanna Ducarmo LeiteIsabela Gomide Barbosa
Lucas Oliveira Dinoah



Curso: Engenharia Civil Turma: 2




Professor: Giovanni Piacente



Goiânia,22/10/2014


INTRODUÇÃO

A determinação da aceleração da gravidade pode se tornar tarefa não muito difícil, caso o pesquisador opte por utilizar o experimento do pêndulo simples.
Com base na teorias depêndulos simples e análise de erros, desejando-se determinar experimentalmente o valor da aceleração da gravidade (g), um modelo semelhante a um pêndulo simples foi montado em um laboratório defísica. Posteriormente foi posto para oscilar várias vezes, sendo anotados os seus respectivos períodos e todas as outras grandezas e informações necessárias para os cálculos.
O objetivo do experimento emquestão foi o cálculo de “g” sob condições específicas e sua posterior análise, comparando-o com valores anteriormente determinados.
Resolvendo-se todos os cálculos, o valor obtido para a aceleraçãoda gravidade foi de 9,81 ± 0,04 m / s2, ou seja, um valor compatível com o resultado esperado de 9,78 m /s2.



















TEORIA

Pêndulo simples


Um pêndulo simples éum modelo idealizado constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio inextensível de comprimento L e de massa m (considerada pontual). Quando o corpo é puxado lateralmente a partir da suaposição de equilíbrio e a seguir libertado, ele oscila em torno da posição de equilíbrio.
A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade, e o esquema simplificado é representado daseguinte forma:






Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidade
  • Gravidade
  • gravidade
  • gravidade
  • gravidade
  • Gravidade
  • gravidade
  • Gravidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!