graveiiii

877 palavras 4 páginas
Um conto chinês.

Tudo se inicia com uma tentativa de roubo

Um grupo de ladrões tenta roubar um rebanho bovino tendo como meio de transporte um pequeno avião. Em seguida, campesinos armados partem em disparada atrás da aeronave, tentando salvar os animais. A empreitada dá parcialmente certo: os disparos contra osgatunos acabam por desestabilizar o voo. Do céu, já distante da fazenda onde o episódio ocorrera, uma vaca despenca e atinge um barco num lago. O choque mata uma moça chinesa cujo namorado estava prestes a lhe fazer o pedido de casamento. Inspirado em uma história real que se passou no Japão, na qual um barco de pesca japonês é atingido por uma vaca enquanto navegava em alto mar, o filme argentino Conto Chinês reforça que o absurdo é inerente à vida humana.
O longa-metragem do diretor Sebastián Borensztein é uma comédia dramática. Neste filme, Ricardo Darín é Roberto, dono de uma loja de ferragens que leva uma vida previsível e monótona. É um homem arisco, que não se abre para o mundo e faz questão de manter distância das pessoas que o cercam. Tudo começa a mudar quando o chinês Jun (Ignacio Huang), aquele que perdeu a mulher no acidente com a vaca, aparece em sua vida de repente. Perdido e machucado. Roberto tenta acudi-lo. A partir daí, trava-se um laço e a dupla, unida pelo acaso e que sequer consegue se comunicar direito, estabelece uma relação de solidariedade, travestida de estranhamento e antipatia: Jun não fala uma palavra de espanhol e Roberto não entende mandarim. Não se sabe de onde Jun veio ou para o que veio. Mas está ali. Sozinho e desesperado.
Entre mímicas e troca de olhares, Roberto e Jun tentam estabelecer algum diálogo, mesmo que preenchido pelo não-dito. A contragosto, o argentino permite que o estranho more em sua casa, mas por prazo determinado. Até encontrar o tio que está à procura. Ao longo do filme, os laços que unem os dois começam a se estreitar. Além do absurdo e do acaso, entra em cena o afeto e a empatia. Elementos

Relacionados