Grasuando

1269 palavras 6 páginas
Resenha: Teoria da História I
René Rémond: Uma História presente

São Paulo/SP
Bibliografia:
Por uma história política. Org. de Réne Remond; trad. Dora Rocha. RJ: Ed. UFRJ, 1996

Uma História presente:
René Rémond

René Rémond começa o capitulo com o que ele chama de “movimento da história”, ou seja, do mesmo modo que a História observa as mudanças da sociedade tendo por missão propor explicações a esta não escapa a próprias mudanças, existindo assim uma história da história, Remond diz:
“É por isso que as gerações de historiadores que se sucedem não se parecem: o historiador é sempre de um tempo, aquele em que o acaso o fez nascer e do qual ele abraça, às vezes sem o saber, as curiosidades, as inclinações, os pressupostos, em suma, a ‘ideologia dominante’, e mesmo quando se opõe, ele ainda se determina por referência aos postulados de sua época”. (Rémond, pág. 13)
Com este movimento e sua renovação com o passar dos tempos fez com que outras correntes historiográficas surgissem fazendo com que a história dos fatos políticos caísse em descredito, no entanto, com o movimento da história, a história politica ressurgirá e é sobre esse ressurgimento da história politica que Rémond falará. Em seu capitulo Rémond antes de falar do ressurgimento da história politica vai falar da antiga historia política, quanto esta se ocupava apenas em descrever a historia da minoria, normalmente daqueles que estavam no poder, como também a historia do Estado. Rémond vai discorrendo explicando a historia politica na era do antigo regime depois que as revoluções derrubaram os antigos regimes monárquicos o foco da historia politica mudou passando a ter o Estado e a nação como centro de sua análise Rémond diz que “... Contra esse estado de coisas, contra a hegemonia do politico, herança de um longo passado, que, em nome de uma história total, uma geração se insurgiu, e fez- se uma revolução na distribuição do interesse” (Rémond pág. 15).

Relacionados