Granulometria de carvão

Páginas: 2 (265 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
O coque é o principal combustível usado nos altos-fornos das usinas integradas. A redução do custo de produção de coque está intimamente atrelada à aquisição de carvãomineral, sendo o responsável pela maior parcela do custo de produção do aço. Desta forma, por se tratar de uma matéria-prima de alto custo, e grande complexidade técnica,requer uma fundamentação tecnológica muito grande na sua caracterização, a fim de se otimizar o custo/benefício dos carvões, que serão usados na mistura que dará origem aocoque.

Neste contexto, a britagem de carvões é uma operação fundamental para o processo de cominuição dos carvões que compõem a mistura, a fim de se obter uma distribuiçãogranulométrica compatível com o processo de coqueificação. No entanto, esta operação torna-se bastante criteriosa devido a diferença de dureza dos carvões; diferença dedistribuição granulométrica no recebimento dos materiais; desgaste das superfícies de britagem (martelos, placas) e principalmente a significativa porcentagem de partículas, norecebimento, já na granulometria requerida, abaixo de 2,83mm.

Segundo Ulhôa, 1991, a granulometria da mistura é crucial para a obtenção de resistência mecânica a friodo coque, Drum Índex 150-15, conforme ilustra a Figura 01 abaixo:


Um efeito colateral da elevação do % abaixo de 2.83mm, é a geração excessiva de superfinos(0,15mm).Este material diminui a densidade de carga consequentemente a efetividade do contato entre as partículas da carga e, por efeito, a resistência mecânica do coque.

Estasconsiderações evidenciam a importância da distribuição granulométrica da mistura para a qualidade do coque e produtividade, o que justifica a realização deste trabalho.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Granulometria
  • granulometria
  • Granulometria
  • Granulometria
  • GRANULOMETRIA
  • GRANULOMETRIA
  • carvao
  • Granulometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!