grandezas físicas

Páginas: 10 (2486 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
NOÇÕES DE GRANDEZAS FÍSICAS E UNIDADES

INTRODUÇÃO

Para um bom funcionamento de um vaso de pressão, de modo onde a segurança seja prioridade, alguns aspectos devem ser observados, como boa operação, inspeções de segurança periódicas, e um regular e confiável programa de manutenção, onde as intervenções são realizadas por profissionais qualificados para este fim, conforme determina a NormaRegulamentadora 13 (NR-13).
O operador de um vaso de pressão deve passar por treinamentos e reciclagens, estágio prático na caldeira que vai operar e principalmente ser orientado quanto a responsabilidade de sua função, pois nas suas mãos está um equipamento valioso, sendo que, um erro em sua operação pode acarretar na perda de vidas humanas, assim como o comprometimento da integridade física epatrimonial da empresa.
De acordo com a NR-13 (Norma Regulamentadora 13) do Ministério do Trabalho, Portaria 3214/79, alterada pela Portaria 23, de 27/12/1994 e republicada em 26/04/1995, o artigo 13.8.3 estabelece:
“A operação de unidades que possuam vasos de pressão de categorias “I” e “II”, deve ser efetuada por profissional com “Treinamento de Segrança na Operação de Unidades de Processo”,sendo que o não atendimento a esta exigência caracteriza condição de risco grave e iminente”.
O conjunto de apostilas apresentado para o treinamento foi elaborado de acordo com o programa oficial exigido pela NR-13 do MTb.
Esperamos que o mesmo sirva como fonte de consulta, não só para operadores, como também, para todo o pessoal envolvido na área, contribuindo assim para maior segurança, economia eaumento da vida útil do equipamento.

NOÇÕES DE GRANDEZAS FÍSICAS E UNIDADES
Pressão
Consideramos dois corpos quaisquer idênticos, apoiados sobre uma superfície horizontal, mas sobre faces de áreas diferentes:



Percebemos que, embora os corpos possuam o mesmo peso, F, exercem influência diferentes sobre a superfície horizontal, isto acontece devido à diferença entre as áreas de apoioS1 e S2.
Essa influência é denominada pressão.
Logo, chama-se pressão de uma força normal sobre uma superfície, o quociente entre essa força e a área de contato. Sendo assim, concluímos que dois corpos de mesmo peso, apoiados em faces de área diferentes, exercem pressões diferentes.
Observamos que pressão e força são grandezas diretamente proporcionais e que pressão e área são grandezasinversamente proporcionais.

Pressão Atmosférica
A camada de ar que envolve a terra exerce sobre todos os corpos uma determinada pressão, denominada pressão atmosférica.
Seu valor depende da altitude e pode ser determinado utilizando o barômetro.
Segundo a experiência de Torricelli, em uma cidade ao nível do mar, como a cidade do Rio de Janeiro, em relação a outra com altitude elevada, como a cidadede La Paz, na Bolívia, as pressões são diferentes.



Isto porque o ar tem peso, o que pode ser facilmente comprovado se fizermos uma aferição com um balão cheio de ar e o mesmo vazio.
A massa de ar atuando sobre a cidade do Rio de Janeiro é maior do a em La Paz, o que acarreta forças diferentes e, consequentemente, pressões diferentes.

Pressão Interna de um Vaso
A massa de um fluido(ar, líquido ou vapor), atuando internamente em um recipiente fechado, exercerá uma pressão sobre as paredes dos mesmos.
Tomando como base a experiência de Pascal, onde P=F/A, a pressão será aplicada em todos os sentidos, como podemos ver na figura seguinte.


Uma vez que o fluido também tem peso, a pressão na camada mais superficial do mesmo não é igual a pressão a uma certa distância verticaldesta superfície. Podemos verificar isto facilmente se levarmos em consideração que a na superfície do mar temos atuando a pressão atmosférica e que, em águas profundas, esta pressão é em muitas vezes superada. Isto devido ao “peso da coluna d’água”.
Levando-se em consideração um recipiente aberto, a pressão em um ponto P2 é dada por:



Pressão Relativa, Manométrica e Absoluta
A pressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grandezas fisicas
  • Grandezas fisicas
  • Grandezas físicas
  • Grandezas Físicas
  • Grandezas Físicas
  • Grandezas Físicas
  • grandezas fisicas
  • Grandezas da fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!