Grandes pensadores- Dewey e Rousseau

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

John Dewey
Dewey acreditava em uma educação na qual teria que ser dado importância ao crescimento físico, emocional e intelectual das crianças, sendo estimuladas a experimentar e pensar por simesmas. Ele foi um dos primeiros a acreditar na capacidade de pensar dos alunos.
Ele acreditava que as hipótese teóricas só teriam sentido se fossem aplicadas no dia a dia; que os alunos tinham queaprender a viver, vivendo. O aprendizado se dava se fosse compartilhando experiências, realizando discussões coletivas, mas isso só seria possível se fosse em um ambiente democrático, onde tivessem aliberdade de pensamento.
Essa ideia de liberdade intelectual do aluno, para elaborar suas próprias certezas, conhecimentos e regras, era muito defendida por Dewey. Sem deixar de dar o devido valor aotrabalho do professor e do currículo, mais para ele, o professor deveria apresentar os conteúdos como questões ou problemas, sem dar tudo pronto e respondido, para que o aluno seja estimulado a pensar eprocurar responder os problemas levantados, para depois então, somar o conhecimento e as repostas já existentes sobre o assunto com o que foi pensado por ele próprio.
Para esse pensador, o espaçomais apropriado para um melhor entendimento da criança, seria em um ambiente reproduzindo uma comunidade em miniatura, preparando-as para a sociedade, para a realidade, de um jeito simplificado,conduzindo essas crianças ao poucos a compreensão de coisas mais complexas.
Ele acreditava que só a inteligência dá ao homem o poder de mudar o ambiente em que vive. Rejeitava a ideia de leis morais fixas eimutáveis.
Em síntese, ele acreditava que a educação deveria seguir alguns pontos essenciais: que o aluno sempre esteja em uma situação se experimentação; que ao estar diante do problema, ele possuaconhecimentos para resolvê-los, para ter a chance de construir ideias e usá-las; e que principalmente toda essa atividades o interesse.

Rousseau.
O principio fundamental de Rousseau é o de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grandes pensadores
  • Grandes pensadores
  • grandes pensadores
  • Os Grandes Pensadores
  • Grandes pensadores
  • Os grandes pensadores
  • Grandes pensadores
  • Os grandes pensadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!