Grandes Mestes da Epidemiologia

340 palavras 2 páginas
TRABALHO
DE
EPIDEMIOLOGIA

Grandes Pensadores

Fortaleza
2014
Edward Jenner

Edward Jenner (1749-1823), era um medico naturalista britânico, que ficou conhecido por desenvolver a vacina para umas das doenças mais mortais da epoca e de toda a história da humaninade, responsavel por matar mais de 500 milhões de pessoas. O desenvolvimento da ideia da vacina se deu quando jenner percebeu que existiam na região vacas que possuiam feridas semelhandes as feridas provocadas pela varíola em seres humanos, porém diferentemente das pessoas os animais não morriam e as pessoas que lidavam diretamente com o gado não adoeciam. Após tal constatação Jenner passou a fazer testes expondo as pessoas a amostras das feridas provenientes das vacas, estas por sua vez adoeciam no primeiro momento mas acabavam ficando imunes contra a varíola humana. Edward Jenner então foi o pai da vacina moderna e portanto um grande contribuinte para o desenvolvimento da epidemiologia e da prevenção de doenças.

Hipócrates

Hipócrates (460 a.C.- 370 a.C.), é considerado uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade, assim como “o pai da medicina moderna”. Há 2500 anos foi um pioneiro no desenvolvimento da proprio conceito de saúde, pois passou a analizar as doenças de forma racional, como o resultado da interação do homem e do ambiente a sua volta.

John Snow

John Snow (1813-1858), foi um médico inglês, higienista e pioneiro na adoção de anestesia. É considerado “o pai da epidemiologia de campo” por investigar as epidemias de cólera e descobrir a relação entre o consumo de água poluida e o aumento do numero de casos, assim como ser o responsável por traçar os principios de prevenção e controle desta doença.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_snow http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrates http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Jenner
http://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola

Relacionados