Grande Sertão Veredas

Páginas: 12 (2893 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014



UNIVERSIDADE
CURSO









“GRANDE SERTÃO: VEREDAS”, A LUTA PELA LIBERDADE







TRABALHO DE LITERATURA






VITOR TEIXEIRA



RIO DE JANEIRO, 2014

1. INTRODUÇÃO1


“Grande Sertão Veredas”, sem dúvida, é a obra mais importante de Guimarães Rosa e também da literatura brasileira. O grande destaque do romance não se limita à linguagem e originalidade doestilo ali empregado, extrapolando para o amor reprimido de Riobaldo por Diadorim, o romance platônico vivido entre as lutas de sua saga, juntamente com o relato dos medos reprimidos por ele vivenciados.
Na narrativa, o autor não se limita a contar as aventuras e desventuras vividas pelos personagens, mas analisa em seu contexto a estrutura social do Brasil e da própria sociedade de sua época,antevendo em sua análise intrínseca a perenidade da luta de classes e da busca maior que o ser humano exercita por todo o tempo de sua vida.
Com mais de seiscentas páginas e ausência de divisão em capítulos, a obra, publicada em 1956, reúne elementos do modernismo num experimentalismo linguístico e a temática regionalista da segunda fase desse movimento, criando uma obra única e inovadora.Guimarães Rosa construiu a obra como uma longa narrativa oral do personagem Riobaldo, que conta a sua experiência de fazendeiro e ex-jagunço a um interlocutor que é somente sugerido durante toda a trama, permanecendo como ouvinte passivo.
Riobaldo conta sua história entremeando vingança, amores, as perseguições e lutas pelos sertões de Minas, Goiás e Bahia, sempre embutindo ali suas reflexões, emendandohistórias, discutindo principalmente a existência ou não do diabo que, para ele, será o motivo da dúvida da salvação de sua alma ou de sua danação.

2. A OBRA LITERÁRIA E SUA HISTÓRIA


O personagem narrador conta sua história e convivência com Diadorim, que esconde sua identidade real só descoberta na morte: traveste-se de homem e Riobaldo vive o conflito de amá-lo (a).
Na trama tambémsurgem as figuras de Zé Bebelo, um homem com anseios políticos que forma um bando de jagunços para combater Joca Ramiro, mas perde a luta e acaba exilado, retornando com a morte deste para vingar seu assassinato. Joca Ramiro, por sua vez, é o grande chefe dos jagunços, mostrando sempre senso de justiça, o que o faz admirado por todos. Medeiro Vaz é outro chefe de jagunços, que aparece para se uniraos homens de Joca Ramiro, quando este é assassinado por Hermógenes e Ricardão. Estes, por sua vez, são chamados de “judas”, são os traidores que matam Joca Ramiro. Hermógenes tem a fama de haver feito pacto com o diabo. Também partilham da história Só Candelário, um chefe que ajuda na vingança, e Quelemém de Góis, compadre de Riobaldo e seu confidente, que o ajuda em suas dúvidas sobre a vida, ohomem e o mundo.
A narrativa de Riobaldo pode ser dividida em cinco partes através de seu contexto, visto que a obra não possui capítulos e por ser uma história contada em primeira pessoa, permitindo as digressões do narrador, criando passagens a esmo. Assim, pode haver para o leitor a dificuldade de compreensão sobre a passagem do tempo, mas os fatos marcantes nos possibilita estabelecer aseguinte divisão:
Na primeira parte Riobaldo faz um relato desconexo de vários fatos, introduzindo os principais temas do romance, que incluem Deus e o Diabo, Diadorim, o povo, o sertão e os jagunços. Ele próprio confessa ao interlocutor sua dificuldade em organizar os pensamentos (“Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que se já passaram. Mas pela astúcia que tem certas coisas passadas - de fazerbalancê, de se remexerem dos lugares.”)2, ou mesmo de suas questões existenciais (“Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente”)3, criando uma mistura que só a partir de um certo momento começam a se organizar, quando fala da mãe que o obrigava a pedir esmolas para pagar uma promessa, ou quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo grande sertão veredas
  • Grande sertão veredas
  • o grande sertao : veredas
  • Guimarães e o Grande Sertão: Veredas
  • grande sertão veredas
  • Resumo Grande Sertão Veredas
  • Grande sertão veredas
  • Grande Sertão Veredas e o Tarôt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!