Grande sertão veredas

Páginas: 4 (830 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Enredo

“O diabo na rua, no
meio do redemunho... “


Grande Sertão: Veredas gira em torno do jagunço Riobaldo, também conhecido como Tatarana ou Urutu-Branco, narrador-protagonista do livro.Há na obra dois pontos aos quais o narrador se apega:

Diadorim: um também jagunço, ser misógino com quem Riobaldo estabelece uma relação diferenciada, que se coloca nos limites entre a amizade e orelacionamento afetivo de um casal.

O pacto com o demônio: estabelecendo uma relação de intertexto com a história do Doutor Fausto. A dúvida se o pacto teria se concretizado ou não (afinal ,Lúcifer não se faz presente) incomoda o narrador e o leva a questionamentos profundos como a existência do diabo – e, por consequência, de Deus.

A narrativa é construída com acentos e jeitos sertanejos,característica típica do Romance Brasileiro Moderno escrito a partir "da década de 1930. O narrador conta a história a um interlocutor desconhecido, que nunca se pronuncia, a quem ele chama "Senhor,"Moço" ou "Doutor".

Em sua narrativa, intérprete dos segredos das veredas, Riobaldo tece a história de sua vida – um discurso de descoberta e autoconhecimento: revelando o sertão-mundo, revela-se asi próprio, como se dissesse “o sertão sou eu” para reconhecer-se. Nessa perigosa travessia, Riobaldo confronta as forças do bem e do mal, retoma num fluxo de memória o fio de sua vida e narra asgrandes lutas dos bandos de jagunços, descreve os feitos e características de diversos personagens e revela os códigos de honra e de procedimentos do sertão.

A narrativa não segue uma forma linear, maspodemos depreender dela muito da história de Riobaldo. Conta ele que depois da morte da mãe, uma mulher pobre que vive como agregada em uma grande fazenda no interior de Minas, passou a morar com seupadrinho. Decepcionado com esse que era provavelmente seu verdadeiro pai, foge de casa. Ex-jagunço de um bando dos "sertões das gerais" (sul da Bahia, norte de Minas Gerais e norte e nordeste de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo grande sertão veredas
  • o grande sertao : veredas
  • Guimarães e o Grande Sertão: Veredas
  • Grande Sertão Veredas
  • grande sertão veredas
  • Resumo Grande Sertão Veredas
  • Grande sertão veredas
  • Grande Sertão Veredas e o Tarôt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!