Grande Depressão

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 14 de março de 2014

1. Quais foram os efeitos da grande depressão sobre a política econômica brasileira?
A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Mas do que gerar dificuldades econômicas, ela provocou uma mudança no foco de poder no país, acabando com um pacto político interno que já durava mais de trinta anos. Em 1929, a quebra nosmercados acionários do mundo provocou uma forte queda nos preços internacionais das commodities. "O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa, que precisava ser financiada com essas vendas. Além da queda nos preços, a crise provocou uma diminuição na renda e no consumo no mundo todo, prejudicando ainda mais as vendas de café. As exportações do produto,e a cotação da saca no mercado internacional, caiu significativamente bastante em um ano. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, desenvolvendo a indústria brasileira.

2. Que mecanismos de defesa do café foram utilizados durante a Grande Depressão? De que forma adesvalorização cambial atendia ao objetivo de defesa do café?
Mecanismos de defesa do café, um dos quais, a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação, procedimento que diminuía as perdas de receitas dos cafeicultores. Os mecanismos foram se sofisticando, tal que o governo passou a comprar os excedentes de produção financiado por empréstimos externos.
Quando a crise mundial de1929 atingiu a cafeicultura, esta se encontrava em situação extremamente vulnerável. Para uma produção de 28 milhões de sacas, apenas 14 milhões foram exportadas. A política de defesa do café, sem mecanismos efetivos para conter a superprodução, só agravava esse desequilíbrio. Nossa economia ainda era imensamente dependente do café – uma de suas únicas rendas – portanto, mais uma vez, lançou-semão do mecanismo cambial para sua defesa. Entretanto, o preço continuava caindo.
Evidentemente a preservação da renda dos cafeicultores era paga pelo conjunto da sociedade. Essas medidas não foram suficientes, assim, o governo tomou a decisão de utilizar uma solução econômica lógica, embora aparentemente absurda: a diminuição da oferta de café pela queima de excedentes (cuja compra era financiadapor impostos sobre a exportação de café e pela pura e simples expansão do crédito). Devido a esse mecanismo de defesa de renda da cafeicultura, a queda na renda nacional foi da ordem de cerca de 30%, um valor razoável se comparado à economia americana que declinara 50%.
O financiamento público da compra de excedentes anteciparam outras intervenções estatais, com o objetivo de manutenção do nívelde emprego e da demanda agregada em função disso, já em 1933 a renda nacional voltou a crescer com níveis de investimento equivalentes aos de 1929. Considerando que a economia mundial só voltou a dar sinais de recuperação em 1934, pode-se inferir que a recuperação econômica se deu por fatores internos.

3. Quais foram as consequências da defesa do café durante a depressão dos anos 1930 comrelação à renda Nacional?

O aumento da inflação (perda de valor no âmbito doméstico e internacional), gerando desvalorização no câmbio, o que leva ao encarecimento da dívida pública e externa; houve aumento dos gastos do governo e emissão de moedas, o que gerou ainda mais inflação.

4. Que papel assumiu o mercado interno após a Grande Depressão?

Durante a Depressão o preço dos importados subiucerca de 33%, causando uma redução das importações na ordem de 60%. Parte da procura, antes satisfeita com importações, passou a ser atendida pela oferta interna. Assim, a demanda interna passaria a ter importância crescente como elemento dinâmico nessa conjuntura de recessão mundial. Tratava-se de uma situação nova com a preponderância do setor ligado ao mercado interno no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • grande depressao
  • Grande Depressão
  • A grande depressão
  • A grande depressão
  • A grande depressão
  • a grande depressao
  • O que foi a grande depressao
  • A grande depressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!