gram positivo e negativo

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
Gram-negativo
A Haemophilus influenza, inicialmente designada de bacilo de Pfeiffer, é uma bactéria que provoca meningites e septicémias, ambas geralmente em crianças (menores de 5 anos de idade); infecções no ouvido médio e na garganta; celulite; e, mais raramente, outras doenças, como pneumonia. É Cocobacilo Gram-negativo. A utilização de vacinas diminuiu drasticamente o número de pessoasinfectadas. Os tipos de H. influenzae vão de A a F, predominando o tipo B, o mais virulento deste grupo.
Este procarionte simples foi o primeiro organismo a ter seu genoma completamente sequenciado, com aproximadamente 1.740 genes.


Gram-negativo
O Escherichia coli (abrevia-se E. coli) é um grupo grande e diverso de bactérias. Embora a maioria das variedades de Escherichia coli sejaminofensivas, outras podem provocar doenças. Alguns tipos de Escherichia coli podem causar diarréia, enquanto outros provocam infecção urinária, doença respiratória, pneumonia e outras doenças. Há ainda outros tipos de Escherichia coli que são usados como marcadores de contaminação na água. Você pode escutar sobre achado de Escherichia coli na água para beber, a qual por si mesma pode ser inofensiva, mas éindicador de contaminação.


Doenças
A E.coli está entre as principais causas de:
Toxinfecção alimentar: é uma causa importante de Gastroenterites.
Infecção do tracto urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar empielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orifício urinário e invasãoda uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovar UPEC. Também conhecida como cistite da lua de mel devido à propensão para aparecer em mulheres sexualmente activas.
Colecistite
Apendicite
Peritonite: se perfurarem a parede intestinas ou do tracto urinário. A mortalidade é alta.
Meningite: a maioria dos casos de meningite em neonatos é causada pela E.coli.
Infecções de feridasSepticémia: causam 15% dos casos da multiplicação sanguínea frequentemente fatal; contra 20% por Staphylococcus aureus. É uma complicação de estágios avançados não tratados de doença nas vias urinárias ou gastrointestinais. A mortalidade é relativamente alta.

Generalidades
A E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobiasfacultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula. [1]
A E. coli é um dos poucos seres vivos capazes de produzir todos os componentes de que são feitos, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açúcares que égrandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados.
Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externaativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.
Na E. coli, o genoma tem quase 5 milhões de pares de bases e vários milhares de genes codificando mais de 4000 proteínas (o genoma humano tem 3 bilhões de pares de bases e cerca de 27 mil proteínas).

Gram-negativoHelicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e decancro do estômago são causados pela infecção por H. pylori, apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de sintomatologia e/ou complicação relacionada com a bactéria.
Estas bactérias vivem quase exclusivamente no estômago...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GRAM POSITIVO E GRAM NEGATIVO
  • Grans positivos e grans negativos
  • GRAM POSITIVO GRAM NEGATIVO
  • Microbiologia gram positivo/gram negativo
  • BACTERIAS GRAM POSITIVO E NEGATIVO
  • gram positivos e gran negativo
  • Bactérias gram-positivo e gram-negativo
  • GRAM POSITIVO E NEGATIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!