Gramática normativa: uma questão ideológica

Páginas: 21 (5051 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
GRAMÁTICA NORMATIVA: UMA QUESTÃO IDEOLÓGICA
[1]Cleuda dos Anjos Alves
Elce Emanuela A. R
Indira dos Santos Oliveira
Vera Lúcia da Silva

RESUMO: O presente artigo busca explicitar as ideologias sobre a linguagem que foram impostas pela gramática normativa. Este manual didático compreende os fatos da língua padrão como uma espécie de lei e tenta controlar o uso da linguagem na sociedade.Assim, reproduz um discurso marcado historicamente por uma ideologia excludente e repressora, ditando o que seria “certo” ou “errado” na língua portuguesa. Deste modo, este artigo tenta desconstruir esta visão preconceituosa, mostrando que a  língua deve ser respeitada pela sua multiplicidade e variedade. Uma vez que está sempre em processo de variação e mudança. Como suporte para esta análise,apresentaremos a linha de pensamentos de pesquisadores que se destacam no âmbito dos estudos sobre temática, dentre eles Bagno (1999, 2004,2007), Faraco (2003), Bortoni Ricardo (2004) Moura Neves (1997), cujos trabalhos contribuem para desmistificar o tratamento dado a língua pela gramática normativa. 
 
 
PALAVRAS-CHAVE: Gramática Normativa. Norma Padrão. Variação Lingüística. 


ABSTRACT: Thisarticle aims to explain the ideologies about language which were imposed by the normative grammar. This manual includes teaching the facts of the standard language as a kind of law and tries to control the use of language in society. Thus, playing a speech marked by a historically exclusionary and repressive ideology, dictating what is "right" or "wrong" in Portuguese. Thus, this article attemptsto deconstruct this prejudiced view, showing that the language should be respected by their multiplicity and variety. As always in the process of variation and change. As support for this analysis, the present line of thoughts of researchers who stand out under the thematic studies, including Bagno (1999.2007), Faraco (2003), Ricardo Bortoni (2004) Moura Neves (1997), whose work help to demystifythe treatment given by the language grammar norms.

KEYWORD: Grammar Rules. Standard. Change Linguistics.

INTRODUÇÃO
 
 
      Em nossa sociedade contemporânea a normatividade da língua materna está veiculada ao “saber gramática” ou mesmo ao “saber português”. Historicamente esta normatividade foi estabelecida por meio de princípios ideológicos calcados em preconceitos sociais. Nessaperspectiva, a língua é alvo de muitos conflitos, entre eles a rotulação do falar “certo” e do falar “errado”. Isso implica que a língua foi enquadrada numa espécie de norma pautada num conjunto de valores socioculturais articulados a uma determinada norma.
Do ponto de vista lingüístico, nota-se que a língua é o veículo de transporte da linguagem, ou seja, é através da língua que a linguagem sematerializa. E essa materialização é o que possibilita a interação entre os indivíduos. Para Saussure a língua é “produto social da faculdade de linguagem, um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade de linguagem”. Saussure, “pai” da Lingüística contemporânea ainda concebeu a língua como um objeto passível de análise, de natureza efuncionamento mutável e variante. No entanto, a gramática normativa vem padronizando a língua como se essa fosse  um único produto acabado, do qual o indivíduo se apropria para se comunicar. Dessa forma, ignorando e desvalorizando outras variedades da língua com base em fatores não especificamente lingüístico.
Pretendemos nesta perspectiva de análise, encaminhar esta discussão abordandoalgumas preocupações do tipo: A imposição ideológica da gramática normativa na vigente sociedade,  a desmistificação do preconceito lingüístico e como trabalhar a gramática normativa em sala de aula. Portanto, esperamos com esses critérios de análise, nesta abordagem, ilustrar alguns problemas como o preconceito lingüístico, ligado à natureza ideológica da gramática normativa. Além de tentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gramática normativa
  • gramatica normativa
  • Gramatica normativa
  • Gramática Normativa da Língua Portuguesa
  • Gramática Normativa e Descritiva
  • A gramática normativa no meio jurídico
  • usoda gramática normativa na oralidade
  • Divisao de gramatica normativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!