Gramática funcional

Páginas: 4 (785 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Muito embora os estudos funcionalistas tenham se iniciado , quase simultaneamente, na Europa e nos USA, acredita-se que foi os Europeus quem deram o primeiro “ponta pé” para o seu desenvolvimento. Sendo introduzidos por volta de 1926, pela Escola de Praga, pelo linguista Vilém Mathesius, o funcionalismos surgiria como um contra ponto a teoria estruturalista de Ferdinand Saussure e LeonardBloomfield. De inicio os estudos eram concentrados no âmbito da fonologia e morfologia, mas por volta da década de 60 estes aspectos da língua foram se expandindo para o nível da sentença e outrosdetalhes, como a motivação semântica e pragmática de um enunciado, bem como sua função comunicativa. Estes avanços contribuíram grandemente para a hipótese de que a língua teria um carátermultifuncional em que todos os níveis interagiam ao mesmo tempo. Os estudos linguístico formulados na Escola de Praga foi se consolidando e sendo difundido chegando também a Escola de Londres, na década de70. Outros dois linguísticas foram responsáveis pela divulgação e desenvolvimento dos estudos funcionalistas, Michael Halliday, e Simon Dik, o primeiro, formulador da ideia de que a língua nãodeve ser estudada isoladamente, longe do seu contexto social, o segundo, por desenvolver o conceito de sintaxe funcional levando em consideração a função sintática, a semântica, e a pragmáticadentro de uma mesma sentença dada.
Do mesmo modo o funcionalismos nos USA introduzidos, por, dentre outros, Dwight Bolinger, Talmy Givón, Sandra Thompson. Os principais pontos abordam pela teoriafuncionalista norte-americana estão às concepções de transitividade e plano discursivo, inconicidade, informatividade, marcação e gramaticalização.
Depois da formalização da gramática funcionalista,muitas outras gramáticas foram derivadas a partir dela, cada qual com suas especificidades,
Diferentes de algumas teorias, como a estruturalista, que entende a língua como uma estrutura homogenia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gramatica sistemico funcional
  • Abordagem funcional da gramática na escola
  • gramatica cognitivo funcional
  • Gramática estructural y gramática funcional: una breve comparación
  • gramatica
  • gramatica
  • Gramática
  • a gramatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!