Graduano

Páginas: 4 (919 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS


Brasil x EUA - Principais diferenças no processo eleitoral.

Cachoeira, 2013
Brasil x EUA - Principaisdiferenças no processo eleitoral.

Popularmente reconhecidas como o ponto máximo do exercício da democracia, as eleições tem uma trajetória bem mais complexa do que possamos pensar. Atualmente, a escolhade representantes políticos por meio do voto atinge somente a metade das pessoas no mundo inteiro e o processo eleitoral varia muito. No presente trabalho, venho abordar alguns aspectos do processoeleitoral dos EUA e do Brasil, onde as diferenças são muitas.
Cada nação tem suas regras definidas pelos poderes responsáveis para conduzir o processo eleitoral dentro da plena normalidade seriedade efestividade de cada povo. Analisando os rituais das eleições democráticas do Brasil e dos Estados Unidos, percebe-se com evidencias, quantas diferenças e singularidades existem entre duas nações queadotam o mesmo sistema democrático de escolhas dos seus governantes.
O Brasil com suas peculiaridades constrói sua identidade no mundo dentro do campo democrático. O processo eleitoral é bem simples:todos os brasileiros em idade de votar vão às urnas e fazem suas escolhas, ou ainda votam em branco e nulo. Os candidatos que tiverem a maioria dos votos se elegem, seja em primeiro ou segundo turno.Uma das principais características no processo eleitoral do Brasil, é que o voto é obrigatório. No entanto, há uma constante e acalorada participação popular por seus candidatos e as siglaspartidárias. Outro distintivo que fica estampado na face de todos os eleitores: é o prazer, o domínio, o gostinho de poder chegar até a urna eletrônica e digitar os números do seu candidato preferido, ver suafoto na telinha da urna. Além disso, é ter a certeza de ter votado em quem gostaria e consumado o direito e dever da participação direta nas eleições democráticas. Há um sentimento de participação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!