GRADUANDO

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
UMA UNIVERSIDADE DE PONTA-CABEÇA

DIAS, Reginaldo Benedito. Uma universidade de ponta cabeça. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008.
Reginaldo Benedito Dias é brasileiro, possui graduação em História pelaUniversidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá,atuando, principalmente, nos seguintes temas: história política, movimentos sociais, movimento estudantil, ação popular e história local.
A presente obra retrata os acontecimentos ocorridos no Paranános anos de 1984, abordando, principalmente, os movimentos estudantis e a ocupação da reitoria na Universidade Estadual de Maringá. No decorrer do livro o autor traz uma série de memórias,documentos e depoimentos daqueles que viveram tais acontecimentos, buscando, em suma, apresentar os fatos que levaram a criação do DCE até finalmente culminar a ocupação da reitoria. Dentre os objetivos dessaocupação, destacavam-se a redução dos preços abusivos do RU e a gratuidade da Universidade.
O autor não apresenta uma conclusão, tendo em vista que faz um resgate histórico dos acontecimentos. Paraisso, traz na seção “Anexos”, no final do livro, fotos que registram, por exemplo, a ação dos estudantes e durante a ocupação da reitoria. Nesta seção também são mostrados documentos, cartas dosestudantes, notas oficiais da reitoria, jornais da época, entre outros.
O método utilizado baseia-se na pesquisa documental, onde o ponto chave é o resgate histórico das memórias. Utiliza uma linguagemclara, objetiva, coerente, apresentando as ideias de forma organizada e linear.
Dias narra um período de fortes tensões sociais tanto no âmbito nacional quanto regional. No país as mobilizaçõespopulares eram intensas, motivadas, particularmente, pela campanha das “Diretas-já”, enquanto no Paraná as manifestações de estudantes de universidades particulares que se destacavam. Esta obra e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • graduando
  • graduando
  • Graduando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!