Graduando

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
CURSO: Turismo
DISCIPLINA: Cultura e História no Turismo


FICHAMENTO: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. p. 53-57. São Paulo: Vértice, c1990.
Principais Ideias:
Não estamos habituadosa falar da memória de um grupo, mesmo por metáfora. (p.53).
Admitamos todavia que haja, para as lembranças, duas maneiras de se organizar e que possam ora se agrupar em torno de uma pessoadefinida, que as considere de seu ponto de vista, ora distribuir-se no interior de uma sociedade grande ou pequena, de que ela são outras tantas imagens parciais. Haveria então memórias individuais e, sequisermos, memórias coletivas. (p.53).
Consideremos agora a memória individual. Ela não está inteiramente isolada e fechada. Um homem, para evocar seu próprio passado, tem frequentemente necessidade defazer apelo às lembranças dos outros. (p.54).
Ela (memória individual) é limitada muito estreitamente no espaço e no tempo. A memória coletiva o é também, mas esses limites não são os mesmos. Elespodem ser mais restritos, bem mais remotos também. (p.54).
Diríamos mais exatamente ainda: memória autobiográfica e memória histórica. A primeira se apoiaria na segunda, pois toda história de nossavida faz parte da história em geral. Mas a segunda seria, naturalmente, bem mais ampla do que a primeira. Por outra parte, ela não nos representaria o passado senão sob uma forma resumida eesquemática, enquanto que a memória de nossa vida nos apresentaria um quadro bem mais contínuo e mais denso. (p.55).
Se entendermos que conhecemos nossa memória pessoal somente do interior, e a memóriacoletiva do exterior, haverá com efeito entre uma e outra, um vivo contraste. (p.55).
Nossas vidas estariam colocadas na superfície dos corpos sociais, elas os seguiriam dentro de suas revoluções,experimentariam as repercussões de seus abalos. Mas um acontecimento não toma lugar na série dos fatos históricos senão algum tempo depois que se produziu. É então mais tarde que podemos relacionar aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • graduando
  • graduando
  • Graduando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!