Graduando

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Burocracia – Max Weber

Segundo Marx, a burocracia moderna funciona de acordo com algumas formas específicas. É regida atravésdo princípio de áreas de jurisdição fixas e oficiais, de acordo com regulamentos impostos, segue os princípios da hierarquia dos níveis de autoridade, administração dos cargos se baseia nos documentos escritos.
Seguindo o modelo proposto por Marx, a administraçãoburocrática pressupõe que haja um treinamento especializando e completo para os funcionários das empresas, gerando assim mais conhecimento e sabedoria para o trabalhador, logo, este conhecimento é refletido em bons resultados para a empresa em questão. O desempenho de cada trabalhador em seu cargo segue regras gerais que podem ser aprendidas a cada um.
O cargo de cada funcionário demanda de umtreinamento que se dá a capacidade de trabalho deste individuo, são levados em consideração o desempenho e suas relações. Se este cargo for de ordem pública, o estado elege este cidadão, mas, ele não é considerado uma figura burocrática.
Na burocracia, o status não é sempre gerado para o empregado cujo cargo tem a garantia de “independência”. Em velhas culturas e comunidades diferenciadas, onde há domínioarbitrário de um soberano altamente rigoroso e subordinado, existe maior garantia do modo senhorial convencional de se viver.
Mas há, em burocracias públicas, a ideia de cargos vitalícios, que está acima de um possível afastamento ou renomeação periódica, no entanto, não existe o reconhecimento da vitaliciedade, pois quando há garantias da mesma, estas servem simplesmente para um afastamentorigoroso do funcionário aos seus deveres específicos no cargo, caso existam documentos jurídicos pelo afastamento.
O que torna o cargo público tão ambicionado é que o salário do funcionário não é definido pelo seu trabalho realizado, mas pelo posto que ocupado na hierarquia. Hierarquia essa que é encarada como uma carreira por pessoas, como um todo, que se adéquam e passam dos postos mais baixos atéos cargos mais altos. Porém, pessoas com uma formação em curso superior desejam ocupar tais cargos como uma opção de profissão rentável e de pouco trabalho.
Candidatos apenas com diplomas, contudo, são preteridos para o posto público, uma vez que este leva em conta as qualificações gerais, pessoais e intelectuais, ou seja, requer funcionários que saibam lidar com os problemas do momento e queconsigam se comunicar e argumentar com demais funcionários, além de buscar também quem possua experiência e conhecimento na área.A ideia de cargos públicos serem algo rentável e de pouco exercício parte do termo “prebenda”, que sugere o pagamento do Estado em troca dos serviços realizados à ele.
A burocracia está ligada, como estrutura permanente, à ideia de uma renda constante para que haja suamanutenção. Com uma economia desenvolvida, há uma base segura para o sistema de tributação, que é precondição para a existência da administração burocrática. Porém, a tributação só é colocada em prática caso os lucros privados e as rendas agrárias fixas não sirvam de base para uma renda constante. Portanto, sem a economia, a burocracia não tem efeito substancial dentro do Estado, por conta de nãoconseguir, de tal forma, realizar mudanças estruturais.
A homogeneidade da cultura de um Estado não está sempre ligada a uma estrutura estatal burocrática. No entanto, o grande Estado moderno depende, absolutamente, de uma base burocrática. Mas o grau de burocratização é diretamente ligado à vontade de crescer.
Nos primeiros anos do período moderno, aqueles que exerciam a burocraciaadministrativa nos Estados continentais, dotaram-se de privilégios. Evidencia-se que o elo burocrático, está inteiramente relacionado com o tamanho e a influência exercida por um Estado.
A burocratização é derivada principalmente da ampliação intensiva e qualitativa e pelo desdobramento interno do campo das tarefas administrativas.
Em um Estado moderno, onde a administração se caracteriza por ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • graduando
  • graduando
  • Graduando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!