graduando

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEAM-Sociologia
O texto aborda a leitura do documento das Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Conhecimentos de Sociologia, analisando as propostas para o ensino da disciplina no nível médio. O texto é direcionado aos professores que lecionam a disciplina de Sociologia no Ensino Médio e tem por objetivo discutir os princípiosepistemológicos que diz respeito à pesquisa e ao ensino das Ciências Sociais, como o estranhamento e desnaturalização , além de explorar os princípios metodológicos que orientam o ensino da disciplina a partir de três recortes - conceitos, temas e teorias.
De acordo com as OCEM-Sociologia os dois princípios epistemológicos que servem para a orientação do ensino de Sociologia são: estranhamento edesnaturalização.
Estranhamento pode ser definido como o ato de estranhar no sentido de admiração, ou seja, o espanto frente a algo que não é conhecido, o fato de se deparar com algo desconhecido causa estranheza, o que permite problematizar e investigar aquilo que incomoda e que causa dúvidas, a fim de conhecer um determinado fenômeno social.
A desnaturalização das concepções ou explicações dosfenômenos sociais pode ser entendida como o processo de desfazer o entendimento de que os fenômenos sociais são de origem natural, ajudando a entender que tais fenômenos são produzidos historicamente e que resultam das relações sociais. Por meio dos princípios de estranhamento e desnaturalização, pode-se entender que a vida em sociedade está sempre em transformação, e tais modificações podemalterar o processo histórico.
Na construção do saber sociológico estranhar o que é conhecido, que é tido como natural, permite que dúvidas sejam reveladas diante dos fenômenos aparentemente evidentes. Tal processo se dá através do distanciamento do fenômeno social, onde o pesquisador pode ultrapassar os limites do senso comum - que supõe a naturalidade da cultura. Nesse processo a propriedade dasCiências Sociais de olhar além da realidade imediata, acaba possibilitando a desnaturalização dos fenômenos sociais.
Desse modo, as Ciências Sociais contribuem para que os jovens no nível médio atuem com uma postura crítica e investigativa, e dever ser tarefa de todo professor despertar no aluno o interesse pelo mundo a sua volta e compreendê-lo como resultado da atividade humana, e que é possível deser modificado.
No ensino de Sociologia no nível médio os pressupostos metodológicos experimentados são: conceitos, temas e teoria.Cada um desses três pressupostos podem ser usados pelos professores no trabalho docente, entretanto é impossível trabalhar com um dos recortes sem fazer referencia aos demais. A pesquisa, que nem sempre é usada pelos professores em seu programa de curso, é a atividadebásica na construção do conhecimento, inclusive nas Ciências Sociais.
O conceito é um registro linguístico da ciência e fundamental do trabalho cientifico, que permite o domínio do vocabulário básico da linguagem sociológica. O uso do conceito reclama o conhecimento do contexto histórico e as condições de sua elaboração. Se o professor optar por trabalhar com conceito deve utilizar uma linguageminteressante e acessível os estudantes que estão iniciando a disciplina.
Os temas são a metodologia que mais atrai os professores devido às possibilidades de se trabalhar com conteúdos clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais e que são associados e relacionados com o cotidiano dos alunos, o que acaba estimulando a discussão e busca de respostas e entendimento.
Teorizar é buscar explicarde forma coerente e sistemática um determinado processo ou fenômeno. Ao trabalhar com as teorias nas Ciências Sociais na sala de aula, o professor pode enfrentar resistências, devido a isso os conteúdos teóricos devem estabelecer uma ligação com a realidade dos estudantes.
A pesquisa como pressuposto epistemológico pode fornecer elementos que sirvam de base para sustentar as teorias a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • graduando
  • Graduando
  • Graduando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!