graduando licencitaura

915 palavras 4 páginas
RESUMO COMENTADO DO TEXTO
HIDROLOGIA: CIÊNCIA E APLICAÇÃO
Carlos E. M. Tucci

Hidrologia é uma ciência de grande importância, abrangendo diversas áreas que tem relevância na sociedade como um todo. Essa ciência tem como objetivo tratar da água na Terra, sua circulação e distribuição, seus aspectos físicos e químicos, a relação com o meio ambiente e assim com os seres vivos. “E uma ciência consideravelmente ampla, abrangendo uma grande parte do conhecimento humano.”p.25. São diversas áreas de atuação da hidrologia, ela atua por meio de subdivisões como: Hidrometeorologia, Limnologia, Potamologia, Glaciologia, hidrogeologia. Tais segmentos têm uma importância para o estudo dos seus objetos que com os seus estudos contribuem com a sociedade.
A Hidrologia sendo uma ciência interdisciplinar tem com o tempo evoluindo significamente diante dos problemas que surgi relacionado ao seu objeto de estudo. Com essa sua evolução a hidrologia passo de uma ciência descritiva e qualitativa para um aspecto quantitativo “através de metodologias matemáticas e estatísticas, melhorando os resultados e explorando melhor as informações existentes.” p.25.
Dentro da ciência Hidrologia a utilização dos Recursos Hídricos é entendida como “a área que estuda o comportamento físico da ocorrência e o aproveitamento da água na bacia hidrográfica, quantificando os recursos hídricos no tempo e no espaço e avaliando o impacto da modificação da bacia hidrográfica...”p.25-26 Todo esse estudo serve de base para o planejamento da utilização dos recursos hídricos que serão aplicados na sociedade, seja na agricultura, no desenvolvimento de energia (energia elétrica), abastecimento de água, navegação entre outros.
A finalidade desse estudo é sobre tudo para que não ocorra um prejuízo ambiental. A ocupação no passado sobre as bacias, "foi realizadas com pouco planejamento, tendo como objetivos o mínimo custo e o máximo benefício de seus usuários, sem maior preocupação com a preservação do meio

Relacionados