graduanda

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resenha do texto:
Weber, Max. As causas sociais do declínio da cultura antiga. In Cohn, Gabriel (org.) Weber: Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1997.

1. Idéia central tratada no texto:

A idéia central do texto é buscar as causas sociais do declínio da cultura antiga.
Para tanto, Max Weber procuraencontrar nos aspectos internos, fundamentalmente nos aspectos sociais, as causas da queda do Império Romano.
Essas causas são encontradas em alguns aspectos sociais que se transformam ao longo do tempo e dão origem a novos tipos de relações sociais e a um novo tipo de organização político-econômica.
Pode-se destacar entre as causas do declínio o fim da tendência expansionista do Império, que levou apacificação interna e externa e fez reduzir o aprovisionamento regular do mercado de escravos com material humano. A conseqüência dessa pacificação, segundo Weber, foi uma aguda crise de mão-de-obra e a posterior impossibilidade de que a produção progredisse com base nos quartéis de escravos. Assim, o escravo transforma-se em servo e é devolvido para a família e para a propriedade pessoal. Adecadência da cultura antiga acontece, portanto, simultaneamente ao fortalecimento da família.
Além disso, a produção para a venda por meio do trabalho prestado nas condições da Antiguidade torna-se inviável, pois para a produção comercial era pressuposto imprescindível o quartel disciplinado de escravos. As grandes propriedades desligam-se assim do comércio e do mercado da cidade.
As cidades sem astrocas mercantis vão ao longo do tempo perdendo a sua importância.
Sendo assim, para Max Weber as causas da queda do Império podem ser encontradas em todos esses aspectos, principalmente no desaparecimento gradual do comércio e no conseguinte crescimento da economia natural e arrefecimento das atividades comerciais urbanas.

2. Principais conceitos utilizados:

Cidade: local portador da vidapolítica, assim como da arte e da literatura. É também um local que se baseia originariamente na troca.
Oikos: organização de economia natural com centro na unidade doméstica patriarcal ou patrimonial.
Quartel de escravos: conjunto de escravos que pertencem a um proprietário e trabalham nas terras deste. Esses escravos não possuem família, nem propriedade. O trabalho realizado por eles érigorosamente disciplinado e é inspecionado por capatazes.
Servo: trabalhador rural que cultiva a terra conferida pelo senhor e que em compensação está obrigado a determinadas prestações.

3.Breve síntese do texto:

As causas do declínio do Império Romano não são externas ao Império. Quando este se fragmentou, não foi subitamente, no embate com alguma força poderosa. As causas de seu declínio podem serbuscadas em fatores internos.
Max Weber lembra, entretanto, que a desagregação do Império não coincide com a derrocada da cultura da Roma Antiga. Segundo ele o Império Romano, considerado como entidade política, sobreviveu vários séculos ao apogeu de sua cultura. Já em princípios do século III a literatura romana, a poesia latina e grega e a historiografia já haviam se esgotado.
Assim sendo, aprincipal questão que o autor busca responder ao longo do texto é esta: a que se deve a queda da cultura no Mundo Antigo?
Ele argumenta que foram usadas as mais variadas explicações para dar resposta a essa pergunta. Alguns estudiosos dizem que a desagregação do Império se deve ao despotismo que teria, em certa medida, esmagado psiquicamente o homem antigo, sua vida pública, sua cultura. Outrosdizem que as causas são o luxo e a imoralidade dos círculos sociais mais elevados. Ou ainda, a causa seria a mulher romana emancipada e o rompimento do vínculo matrimonial entre as classes dominantes que teriam desfeito as bases da sociedade. Utilizou-se até mesmo uma hipótese darwinista que afirma que o processo de seleção, praticado no recrutamento do exército, e que condenou ao celibato os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • GRADUANDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!