Graduanda

Páginas: 12 (2825 palavras) Publicado: 11 de março de 2014

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia de Pesca












Relatório de Planctologia






















Fortaleza
2013

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia de Pesca












Relatório de Planctologia
Análise Quantitativa e qualitativados
organismos planctônicos da Lagoa da Parangaba



















Fortaleza
2013
1. Sumário


2. Introdução
A palavra plankton foi introduzida na terminologia hidrobiológica por V. Hensen, significa “tudo que flutua na água, á mercê dos movimentos da água, sem locomoção própria”.
Logo, planctologia é o estudo dos organismos que ficam suspensos no meio ambientelíquido, sendo arrastados passivamente pelos movimentos desse meio líquido. Ou seja, sua mobilidade é limitada ou nula. Os organismos do plâncton são representados por microcrustáceos, larvas de diversos metazoários, gametas etc. (fitoplâncton, micoplâncton, zooplâncton, ictioplâncton, etc).
Fitoplanctons correspondem as microalgas que podem ser Cyanophita, Prochlorophyta, Bacillariophyta,Dinophyta, Euglenophyta, Cryptophyta, Crysophyta, Prymnesiophyta, Xanthophyta, Chlorophyta.
No zooplâncton os Protozzoa, Rotífera e crustácea(Cladócera, Copepoda, Ostracoda) constituem a massa principal. Além desse plâncton verdadeiro, há os organismos que possuem apenas uma fase do ciclo de vida como plâncton como as larvas e ninfas de insetos, fase larval de peixes e larvas de moluscos.
Aevolução e o desenvolvimento dos grandes centros urbanos fazem com que hoje, a quase totalidade das atividades humanas seja cada vez mais dependente da disponibilidade das águas continentais. O uso da água torna-se cada vez mais ilimitado, usado para o abastecimento doméstico e industrial, além de irrigação e lazer. Nas regiões totalmente industrializadas, nas quais a demanda de água tem se tornado cadavez maior,além dessa demanda, grande parte dos efluentes domésticos e industriais, nestas regiões, é lançada diretamente nos corpos de água, reduzindo ainda mais a possibilidade de utilização desses recursos hídricos.
Contribuindo ainda mais como déficit hídrico está a utilização de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura,que modificam drasticamente as características dos ecossistemasaquáticos continentais. Os organismos fitoplanctônicos são excelentes indicadores da qualidade de água, pois qualquer alteração na ordem qualiquantitativa, inviabiliza a água para seus diversos usos. Por isso, este estudo objetiva identificar a comunidade fitoplanctônica bem como sua caracterização ecológica a fim de se conheça o estado trófico do lagoa e sua adequação para os diversos usos.Os organismos fitoplanctônicos são seres fotossintetizantes, que fornecem oxigênio não somente para os corpos d’água, como também para o ar. Funcionam como indicadores de qualidade de água, considerados indicadores ambientais. Para ser feita a caracterização desses seres é necessário que se faça um estudo corpo d’água a ser analisado, com todas as suas características.
Esteves (1998)discorre sobre a importância dos ecossistemas aquáticos, tendo papel fundamental no que concerne aos critérios biológicos, químicos e físicos necessários ao controle de qualidade da água. Apresentando a limnologia como ciência valiosa.


Objetivo


Esse relatório tem como objetivo analisar qualitativamente e quantitativamente às comunidades zooplanctônicas e fitoplanctônicas da Lagoa daParangaba, situada em Fortaleza/CE; Utilizando e praticando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planctologia do semestre de 2013.1, identificando as espécies com finalidade de melhor conhecer os organismos planctônicos morfologicamente e como estão distribuídos no ambiente já que os organismos fitoplanctônicos são indicadores das condições ambientais da água, respondem as modificações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • GRADUANDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!