Graduanda

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
PLANO DE AULA - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

1. Introdução

A ideia é trabalhar a Crise do Antigo Sistema Colonial na tentativa de entender o processo que levou o Brasil a se tornarindependente, buscando esclarecer o que foi a Crise, compreender de que forma as transformações da sociedade européia se refletiram na economia brasileira do período colonial, e por fim, como a dinâmicainterna da colônia contribuiu para o quadro geral da Crise.
Essa é uma temática frequente nos livros didáticos e nos programas de ensino de História do Brasil, mas dificilmente conseguimos ver osalunos fazerem a relação com a Crise do Antigo Sistema Colonial como início do processo que vai culminar na Independência. Essa dificuldade pode ser explicada pelo fato de a Independência do Brasil sertrabalhada de uma maneira isolada, resumida ao 7 de setembro e ao grito do Ipiranga.
Os objetivos desta aula visam permitir que o aluno compreenda de que forma as transformações da sociedade européiase refletiram na economia brasileira do período colonial. Ao final da aula o aluno deverá estar apto a correlacionar e comparar as várias transformações históricas ocorridas no Brasil durante o períodocolonial, bem como saber como interpretar os motivos que culminaram na Crise do Antigo Sistema Colonial.
Essa é uma proposta de trabalho de conteúdo que deve ser desenvolvida em duas aulas de 50minutos cada. O público que essa proposta tenta atingir é de alunos da 7º série do ensino fundamental. O assunto será abordado através de leitura prévia de textos selecionados e disponibilizados peloprofessor e livro didático. Após a leitura dos textos, os alunos deverão confeccionar um cartaz com informações específicas retiradas do texto, e posteriormente ocorrerá a aula expositiva com o uso dosmateriais confeccionados pelos alunos.

2. Forma

Estimular a leitura do livro didático e dos textos disponibilizados pelo professor em grupo, orientar os alunos no sentido de identificar fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • Graduanda
  • GRADUANDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!