graduado

Páginas: 4 (905 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
PRINCIPIOS DO DIREITO NOTARIAL

PRINCÍPIO DA JURIDICIDADE OU DA SEGURANÇA JURÍDICA
A segurança jurídica, princípio consagrado no ordenamento jurídico brasileiro, como aduz o art. 5º, XXXVI daConstituição Federal de 1988, representa uma das mais respeitáveis garantias que o ordenamento jurídico oferece aos cidadãos, uma vez que o Estado, segundo a teoria contratualista, representou o pactodos cidadãos que trocaram parte de sua liberdade pela segurança a ser provida pelo Estado, o que implica dizer que o princípio em comento é a mais básica das obrigações do ente coletivo.
O tabeliãocabe, ao escolher o melhor instrumento ao caso que lhe é narrado, imparcialmente, aconselhando os interessados sempre que necessário, conquistando eficácia instrumental e conferindo certeza jurídica.PRINCÍPIO DA PROFILAXIA OUDA PRUDÊNCIA
O princípio da profilaxia, também conhecido como prudência notarial, tem como diretriz a operacionalização do negócio ou ato jurídico sem vícios. Assim, o notáriomolda os negócios jurídicos privados, prevenindo-os de riscos e incertezas.
PRINCÍPIO DA IMPARCIALIDADE OU MORALIDADE
Princípio da imparcialidade trata do dever de assessorar ambas as partes deforma imparcial e refletir a vontade das mesmas.
PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE
O princípio da publicidade registral firma que a todos os atos submetidos a Registro Público está assegurada a suapublicidade. Assim, as atividades notariais são públicas, mas exercidas em caráter privado, por delegação do serviço público (concurso) de acordo com o art. 236 da CF. Sua função é atividade do Estado e por issopública. O princípio da publicidade informa que sendo a função notarial, de ordem pública, é obrigação do notário atender aos interesses da coletividade, sendo o asservo notarial de livre consulta.Essa publicidade é informativa, desta forma, todo ato notarial e documento arquivado no tabelionato é público, não devendo confundir forma pública com a publicidade decorrente do ato. Os atos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduado
  • Graduado
  • Por graduado
  • Graduado
  • Graduado
  • Graduado
  • graduado
  • Graduado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!